Administração e Negócios

05 dicas para gerir um negócio

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Se você já viajou de avião, provavelmente ao embarcar olhou rapidamente para a cabine e pensou em como o piloto consegue entender todos aqueles instrumentos e indicadores. Na verdade, uma empresa também possui inúmeros instrumentos e indicadores necessários para a definição de qual caminho seguir. A ideia aqui é refletir se você é apenas um passageiro, que observa os acontecimentos, ou se de fato está no comando de sua empresa.

Em meio a várias ações que são necessárias para se ter um negócio de sucesso, tomei a liberdade de listar cinco dicas de gestão das quais considero de grande valia:

1. CONHEÇA OS NÚMEROS DE SEU NEGÓCIO: Uma boa gestão financeira em constância é mais que necessária para alcançar o sucesso, pois o dinheiro é fundamental para a evolução da empresa. O fluxo de caixa e o gerenciamento de contas a pagar e a receber são ótimas maneiras de administrar os recursos e sua disponibilidade. Demonstrativos de resultados, balanços e demais indicadores financeiros são excelentes fontes para análises e decisões. E se for o caso, conte com um profissional qualificado para cuidar das finanças.

2. REGISTRE AS AÇÕES DE SUA EMPRESA: Informações documentadas sobre o andamento da empresa ajudam a entender os erros do passado e servem de premissas para o planejamento futuro. Tudo que é relevante para empresa precisa ser metodologicamente definido e sistematicamente controlado e registrado com o objetivo de constituir relatórios com informações precisas que fortemente auxiliarão nas tomadas de decisões.

3. SEJA UM LÍDER: Além das habilidades administrativas e conhecimento sobre o negócio, o empreendedor precisa também ser um bom líder. É preciso alinhar e conduzir a equipe para os objetivos da empresa. O bom é que nem todo líder nasce pronto, sendo possível desenvolver e aprimorar as competências e comportamentos para criar um perfil de liderança. Tornar-se um líder requer constante aprimoramento e aprendizado.

4. CONHEÇA SEUS COLABORADORES: Conhecer os funcionários é importante para alocar cada um em funções para a qual estão mais preparados. Consiste em identificar o talento das pessoas e suas reais habilidades de modo a obter uma ótima produtividade, uma vez que contará com pessoas comprometidas e motivadas.

5. DEFINA AS REGRAS PARA O SEU NEGÓCIO: Inúmeras empresas acabam não progredindo justamente porque não definem regras e acabam atuando de maneira desorganizada. As normas são essenciais e garantem a qualidade tanto do produto ou serviço quanto do atendimento, pois definem a conduta das pessoas envolvidas. Sem estes princípios, o negócio vai desestruturando aos poucos. As pessoas precisam saber o que devem ou não fazer e como agir em determinadas situações, e isso estará garantido quando as regras estiverem bem definidas.

Nos encontramos na próxima edição! Bons Negócios.

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