Kumon: Educação em São Mateus do Sul

10 atividades para estimular o aprendizado das crianças

A partir dos 2 anos de idade, a criança começa a desenvolver o aprendizado. É nesta fase que a família pode estimular a criatividade, memória, raciocínio e o desenvolvimento da coordenação motora. Simples brincadeiras e atividades podem ajudar muito no desenvolvimento da criança em todas as fases do crescimento. A escola, por sua vez, é uma importante aliada nesse processo. Contudo, é importante também aprender fora do ambiente escolar. Dessa forma, o Kumon separou 10 atividades e brincadeiras para ajudar no aprendizado das crianças.

A partir dos 2 anos de idade, a criança começa a desenvolver o aprendizado. É nesta fase que a família pode estimular a criatividade, memória, raciocínio e o desenvolvimento da coordenação motora. Simples brincadeiras e atividades podem ajudar muito no desenvolvimento da criança em todas as fases do crescimento. A escola, por sua vez, é uma importante aliada nesse processo. Contudo, é importante também aprender fora do ambiente escolar. Dessa forma, o Kumon separou 10 atividades e brincadeiras para ajudar no aprendizado das crianças. Confira!

1 – Interpretação de filmes e desenhos
Separe um final de semana para se dedicar ao dia do cinema com as crianças. Peça para as crianças prestarem atenção nos filmes ou desenhos e anotarem as informações que acreditam ser pertinentes. Ao final de cada sessão, faça uma discussão em grupo com perguntas pertinentes ao assunto ou peça para as crianças criarem uma história sobre o que acabaram de assistir. Essa atividade ajudará muito a melhorar a atenção e o raciocínio.

2 – Atividades de organização e sequência
Essas atividades colaboram muito com o pensamento lógico, concentração, memória e raciocínio. Alguns exemplos são: colocar figuras com nome em ordem alfabética; separar blocos ou brinquedos por ordem de tamanho ou cor; desenhar uma sequência numérica e organizar lápis de cor ou canetas.

3 – Brincadeiras com obstáculos
Para crianças com idades de 4 a 5 anos, elabore brincadeiras com obstáculos para pular, passar por baixo ou atravessar. Essa é uma forma de estimular a coordenação motora e a atenção da criança.

4 – Brincar de bambolê
O bambolê é um brinquedo antigo que desafia as crianças. Ele é responsável por treinar o equilíbrio e a coordenação motora, além de ser muito divertido.

5 – Ligar os pontos
Na internet, é possível encontrar diversas figuras tracejadas para impressão. As crianças adoram esse tipo de atividade em que elas precisam ligar os pontos e depois de pronto podem se divertir pintando os desenhos.

6 – Ajude seu filho a praticar leitura
A leitura é uma atividade super importante para o desenvolvimento do aprendizado. Invista ao menos 1 hora do dia para praticar a leitura, você pode ler em voz alta para a criança e fazer com que ela leia alguns parágrafos para treinar. Essa atividade ajuda muito a melhorar a interpretação de texto, aumenta a capacidade de raciocínio e melhora a atenção.

7 – Atividade de recorte e colagens para criar histórias
Revistas e jornais sempre foram instrumentos de aprendizado nas escolas e essa atividade pode ser reproduzida em casa. Reúna várias revistas e peça às crianças que recortem palavras ou figuras, a fim de formarem uma história. É muito divertido, educativo e ajuda no desenvolvimento da criança.

8 – Objeto oculto
A casa pode ser um enorme cenário para brincadeiras, como por exemplo o objeto oculto. A brincadeira consiste em escolher um objeto e escondê-lo em algum lugar da casa, onde a tarefa da criança é encontrar esse objeto. Pode ser no jardim, na garagem ou em qualquer lugar que seja espaçoso e seguro.

9 – Jogo da mímica
A mímica ajuda muito no desenvolvimento do raciocínio, da memória e concentração. É uma brincadeira que pode reunir vários amigos e contribuir na socialização da criança. Os pais, também, podem fazer parte da brincadeira e sugerir ideias criativas para as crianças.

10 – Aproveite para ensinar outros idiomas
Quanto mais cedo a criança começar a praticar novos idiomas, melhor será o seu desempenho. Você pode começar com palavras básicas do dia a dia como obrigado, olá, tchau, gato, cachorro, etc. No Kumon, temos o curso de inglês estruturado para que o aluno aprenda uma nova língua de maneira natural e gradativa.

Kumon

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Saber inglês é descobrir um novo mundo!
Rotina de Estudos
Como aprender inglês sem bloqueios?