Cidade

109 anos: São Mateus do Sul contará com diversas atrações em comemoração ao seu aniversário

Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa

Prestes a completar 109 anos de emancipação política, no dia 21 de setembro, a Terra do Mate contará com uma programação repleta de muito entretenimento a partir da próxima quarta-feira (20), para toda a população.

A 14ª Expomate com várias atrações, desfile cívico, apresentações culturais e artísticas, rua do mate, cerimônia de lançamento do selo da IG-Mathe e um bolo de 109 metros farão parte das festividades de comemoração.

A Gazeta Informativa traz a partir de agora a programação para os leitores ficarem por dentro de tudo que movimentará nossa cidade nos próximos dias.

Cerimônia de aniversário

A programação no dia 21 de setembro, aniversário do município, iniciará às 9h, com a realização do tradicional desfile cívico comemorativo organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e de acordo com a equipe, “será o maior de todos os tempos”, levando em consideração a participação de mais de 5 mil alunos das escolas municipais, colégios estaduais e privados, centros de educação infantil, instituições assistenciais, grupos diversos que atuam na cidade, fanfarras e a banda da Polícia Militar que abrirá a celebração.

Além do desfile cívico, a SEMEC está organizando em parceria com a IG-Mathe, a Rua do Mate, espaço que será destinado às demais atrações do aniversário da cidade, e que contará com a seguinte programação: às 9h – Início do desfile na Rua Dom Pedro II e abertura da Rua do Mate na Rua Barão do Rio Branco (em frente a prefeitura municipal e estendendo-se pela Rua 21 de Setembro até a Casa da Memória); das 12h às 14h – Roda de Viola; às 14h – Grupo Resgate Gaúcho; às 14h15 – apresentação do Centro da Juventude (CEJU); 14h30 – Ginástica Olímpica; 14h45 – APAE; 15h – Apresentação dos CMEIs; às 15h30 – Grupo Karolinka; às 16h – Intervenção Poética com Edelar Prohmann; às 16h30 – Lançamento do 1º Pacote Erva-Mate com o Selo IG; às 17h – Parabéns para a cidade, acompanhado pelo bolo de 109 metros a base de erva-mate que será servido a toda a população.

A Rua do Mate contará também com a Praça de Alimentação a cargo das entidades são-mateuenses (Adolescentro, APAE, Casa de Passagem, Lar São Mateus, HMDPF e CMEIs) a partir das 9h, com barracas de doces e salgados, além de várias opções culinárias à base de erva-mate, e toda a arrecadação será destinada às entidades. Haverá brinquedos gratuitos (piscina de bolinha, cama elástica, castelo inflável); Exposição Barão do Cerro Azul na Casa da Memória; oficinas culturais para crianças e intervenções artísticas durante todo dia; exposição dos carros antigos na praça da Paróquia São Mateus. Além disso, diversas tendas culturais como: dos Artistas Plásticos; dos Escritores – Arte Editora e Florais Araucária; Morada dos Saberes; Mate Cultural; Associação dos Artesãos; “Olha o Passarinho” – Espaço fotografia temático e tenda do Rotary Club – Xisto do Iguaçu e São Mateus.

14ª Expomate

O tradicional evento que reúne milhares de são-mateuenses no Parque Municipal de Exposições chega à sua 14ª edição com a promessa de ser o maior evento que São Mateus do Sul e região já puderam presenciar, entre os dias 20 e 24 de setembro.

De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS) Valdir Wenglarek, principal organizador do evento, “o diferencial da 14ª Expomate é de que não estará havendo aporte de dinheiro público. A prefeitura municipal está entrando como parceira cedendo o Parque Municipal de Exposições e sua infraestrutura”. A ACIASMS firmou parceria com a empresa Drial Eventos, que explorará o estacionamento, estandes externos, praça de alimentação e os shows que serão cobrados em contrapartida da organização e realização do evento, além das parcerias já firmadas com a Sanepar e a Copel. A abertura acontecerá na quarta-feira (20), a partir de 18h, e a cerimônia oficial de abertura ocorrerá às 20h.

Quarta-feira (20)
18h Abertura dos Portões;
20h Cerimonial Oficial de Abertura;
22h Encerramentos da Atividades dos Estandes Internos;
23h Show Principal com Pedro Paulo e Alex.

Quinta-feira (21)
10h Abertura dos Portões;
21h Encerramentos das Atividades dos Estandes Internos;
22h Show Principal com Jeann e Julio.

Sexta-feira (22)
18h Abertura dos Portões;
22h Encerramentos das Atividades dos Estandes Internos;
24h Show Principal com Luan Santana.

Sábado (23)
10h Abertura dos Portões;
22h Encerramentos das Atividades dos Estandes Internos;
24h Show Principal com João Netto e Frederico.

Domingo (24)
10h Abertura dos Portões;
19h Encerramentos das Atividades dos Estandes Internos;
20h Show Principal com Mariana e Mateus.

De acordo com a organização da Expomate, serão 61 estandes internos e 12 externos de várias empresas de nossa grande região e do norte paranaense, além de empresas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que também divulgarão seus produtos. A 14ª Expomate também contará com vários shows gratuitos à toda comunidade em um palco alternativo.

Quarta-feira (20)
Show com Barreto & Campo Grande às 21h.

Quinta-feira (21)
Show com Villar & Vinicios às 18h;
Show com Marcos & Dalto às 19h.

Sexta-feira (22)
Show com André Gardino às 19h;
Show com Vitor Hugo às 20h.

Sábado (23)
Show com Rafa Glinski às 15h;
Show com Bruno e Mateus às 16h;
Show com Peterson e Kauany às 17h;
Show com Andrey Osires às 18h30;
Show com Erica & Cezar às 19h30;
Show com Jeciel Franco às 21h – Participação Erlon e Matheus.

Domingo (24)
Show com Palco e Projeção às 13h;
Show com Daiane e Dieimesson às 14h;
Show com Andryus Ferraz às 15h;
Show com Renan Ricardo às 16h30;
Show com André Viola às 17h30;
Show com Betinha às 18h30h;
Show com a Banda Europa às 19h45.

A estimativa da organização da 14ª Expomate é que entre 25 a 30 mil pessoas possam prestigiar os quatro dias de festa, uma meta estipulada pela própria ACIASMS que enaltece, “já era uma meta que estamos trabalhando há algum tempo, a última Expomate já era para ter sido ‘nestes moldes’ e não foi. Esse ano surgiu a oportunidade e não podíamos perder”, afirma Valdir.

Outro diferencial elencado pela comissão organizadora do evento é que “os portões do Parque Municipal de Exposições estarão abertos a comunidade, somente sendo cobrado pelos shows principais, diferentemente de outros eventos em nossa região, onde a população paga para entrar”.

É importante salientar a todos os pais que somente poderão permanecer no local do evento, crianças e adolescentes (menores de 18 anos) que estejam com a autorização de permanência dentro do parque, caso contrário os responsáveis serão penalizados conforme legislação vigente. As autorizações devem ser retiradas na sede da ACIASMS e levadas ao cartório para reconhecimento de firma.

Colaborador

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Sábado é dia de Feira do Produtor especial em homenagens às mães
Protesto dos caminhoneiros chega ao 3º dia em São Mateus do Sul e reflexos já aparecem no cotidiano da comunidade
Samas TV prepara novos episódios

Os comentários estão fechados