Religiosidade

10º Ognisko marca a tradicionalidade polonesa nesse fim de semana

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, localizada na Vila Nepomuceno, está organizando o 10º Ognisko que acontecerá nesse sábado (9).

Registro do Ognisko do ano de 2017. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

A palavra Ognisko significa “fogo”, e o evento é uma festa tradicional polonesa em que o povo se concentra em torno de uma fogueira, lembrando o costume dos antigo pastores eslavos que se alimentavam e festejavam ao redor do fogo durante o rigoroso inverno europeu. Um dos pontos que mais chamam a atenção do público é a benção da fogueira.

Sendo uma festa diferenciada, ela chama a atenção de muitos são-mateuenses, que vem de outras paróquias prestigiar o momento. A Festa do Ognisko acaba sendo também uma forma de divulgar a cultura polonesa, uma das características que marca São Mateus do Sul.

O 10º Ognisko terá início às 18h com a celebração da Santa Missa. Às 19h acontecerá a benção da fogueira e em seguida a festa inciará com uma boa música, apresentação de quadrilha e um repleto serviço de bar e cozinha. Haverá quentão e comidas típicas da cultura polonesa.

A equipe organizadora convida toda a população de São Mateus do Sul e região para prestigiar e colaborar com a Paróquia.

A comunidade iniciou os preparativos do espaço na tarde dessa sexta-feira (8). (Foto: Osni Brudnick)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
28ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontece em São Mateus do Sul
Encontro Ousados foi feito para você!
Comemoração pascoal não terá benção de alimentos nas igrejas