Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

110 anos de São Mateus do Sul contará com desfile cívico e diversas atrações no dia 21 de setembro

As comemorações da Festa do Mathe iniciam às 9h e transcorrerão durante o dia. (Foto: Arquivo Gazeta Informativa)

São Mateus do Sul completará 110 anos na próxima sexta-feira (21), e a comunidade são-mateuense contará com a II Festa do Mathe alusiva às comemorações do aniversário com várias atrações.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e a abertura do desfile cívico comemorativo será às 9h na rua Dom Pedro II e reunirá milhares de alunos da rede municipal, privada e estadual de ensino de São Mateus do Sul.

Segundo Jorge Manfroni, Secretário Municipal de Educação e Cultura, a decisão de realizar o desfile cívico comemorativo no dia 21 de setembro foi tomada pelos professores e diretores das escolas municipais e estaduais já no ano passado. “Foi uma escolha democrática, e como foi algo muito bem aceito por todos na edição de 2017, a decisão foi mantida.”

Manfroni ressalta que o desfile terá várias surpresas. “Não adiantarei quais serão, apenas faço o convite para toda a comunidade prestigiar e se surpreender. Será uma festividade para a família são-mateuense”, enaltece Jorge, que ainda completa: “as festividades centradas no dia 21 de setembro vieram a unir a questão de pertencimento ao nosso município e o amor a nossa pátria.”

As comemorações também contarão com a Tenda do Mate, que iniciará suas atividades também às 9h e terá praça de alimentação sob responsabilidade das entidades são-mateuenses, com a venda de várias opções gastronômicas e muitas atividades lúdicas, esportivas, culturais e pedagógicas.

Ao questionado sobre o feitio do bolo de 110 metros, conforme promessas desde as comemorações dos 109 anos, Manfroni relata que neste ano não haverá o tão esperado bolo, devido aos altos custos que envolveriam sua fabricação.

O dia 21 de setembro terá as seguinte atrações:

14h30: apresentação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s);
15h: apresentação do grupo Sol do Amanhã da Secretaria Municipal de Esportes;
15h30: apresentação do grupo Resgate Gaúcho;
16h: apresentação do grupo Karolinka;
16h30: seresta do Senhor Barros junto ao Projeto Palco e Projeção;
17h: apresentação do Coral Cantata;
18h: encerramento das festividades com show da Banda Ácido.

Junto às festividades acontece também a Gincana que está sendo organizada pela comissão organizadora, composta pelos seguintes membros que são liderados por Marcelo Boldrini: Graciele Nadolny, Sérgio Sussula, Gabriele Nadolny, Maurício Train dos Santos, Nara Rodrigues, Nivaldo Sussula e Silnei Tkaczyk.

A gincana é nominada como “São Mateus do Sul orgulho por essa terra: juntos pelo melhor!”, e também contará com a realização do tradicional Caça ao Tesouro que nessa edição será chamado de “Gincaneiros e os Caçadores da Erva-Mate Perdida”. A gincana acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

Jorge convida toda a comunidade a prestigiar as festividades e pede para que todos respeitem as delimitações das ruas no momento do desfile. “Pedimos a colaboração da comunidade e dos motoristas para respeitarem o desfile cívico comemorativo, evitando problemas, pois as ruas estarão cheias de crianças e famílias participando.”

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: