Cidade

110 anos de São Mateus do Sul contará com desfile cívico e diversas atrações no dia 21 de setembro

As comemorações da Festa do Mathe iniciam às 9h e transcorrerão durante o dia. (Foto: Arquivo Gazeta Informativa)

São Mateus do Sul completará 110 anos na próxima sexta-feira (21), e a comunidade são-mateuense contará com a II Festa do Mathe alusiva às comemorações do aniversário com várias atrações.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e a abertura do desfile cívico comemorativo será às 9h na rua Dom Pedro II e reunirá milhares de alunos da rede municipal, privada e estadual de ensino de São Mateus do Sul.

Segundo Jorge Manfroni, Secretário Municipal de Educação e Cultura, a decisão de realizar o desfile cívico comemorativo no dia 21 de setembro foi tomada pelos professores e diretores das escolas municipais e estaduais já no ano passado. “Foi uma escolha democrática, e como foi algo muito bem aceito por todos na edição de 2017, a decisão foi mantida.”

Manfroni ressalta que o desfile terá várias surpresas. “Não adiantarei quais serão, apenas faço o convite para toda a comunidade prestigiar e se surpreender. Será uma festividade para a família são-mateuense”, enaltece Jorge, que ainda completa: “as festividades centradas no dia 21 de setembro vieram a unir a questão de pertencimento ao nosso município e o amor a nossa pátria.”

As comemorações também contarão com a Tenda do Mate, que iniciará suas atividades também às 9h e terá praça de alimentação sob responsabilidade das entidades são-mateuenses, com a venda de várias opções gastronômicas e muitas atividades lúdicas, esportivas, culturais e pedagógicas.

Ao questionado sobre o feitio do bolo de 110 metros, conforme promessas desde as comemorações dos 109 anos, Manfroni relata que neste ano não haverá o tão esperado bolo, devido aos altos custos que envolveriam sua fabricação.

O dia 21 de setembro terá as seguinte atrações:

14h30: apresentação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s);
15h: apresentação do grupo Sol do Amanhã da Secretaria Municipal de Esportes;
15h30: apresentação do grupo Resgate Gaúcho;
16h: apresentação do grupo Karolinka;
16h30: seresta do Senhor Barros junto ao Projeto Palco e Projeção;
17h: apresentação do Coral Cantata;
18h: encerramento das festividades com show da Banda Ácido.

Junto às festividades acontece também a Gincana que está sendo organizada pela comissão organizadora, composta pelos seguintes membros que são liderados por Marcelo Boldrini: Graciele Nadolny, Sérgio Sussula, Gabriele Nadolny, Maurício Train dos Santos, Nara Rodrigues, Nivaldo Sussula e Silnei Tkaczyk.

A gincana é nominada como “São Mateus do Sul orgulho por essa terra: juntos pelo melhor!”, e também contará com a realização do tradicional Caça ao Tesouro que nessa edição será chamado de “Gincaneiros e os Caçadores da Erva-Mate Perdida”. A gincana acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

Jorge convida toda a comunidade a prestigiar as festividades e pede para que todos respeitem as delimitações das ruas no momento do desfile. “Pedimos a colaboração da comunidade e dos motoristas para respeitarem o desfile cívico comemorativo, evitando problemas, pois as ruas estarão cheias de crianças e famílias participando.”

Colaborador

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Status do Plano Diretor Participativo de Arborização de São Mateus do Sul é apresentado para representantes municipais
Crescimento do comércio garante São Mateus do Sul entre as principais economias da região sul do Paraná
16ª edição do jantar dos torcedores do Coritiba em São Mateus do Sul beneficiará o hospital do município

Os comentários estão fechados