Evento de 2018. (Foto: Acervo Gazeta Informativa)

Acontece neste sábado (8), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, na Vila Nepomuceno, o 11º Ognisko, preparado para divulgar a cultura polonesa que é uma das mais marcantes em São Mateus do Sul.

A festa – que é conhecida também como “a festa junina dos poloneses” – inicia às 18h, com a Santa Missa preparada especialmente para o momento festivo. Às 19h será realizado a benção na fogueira para dar início às atrações que acontecerão durante a noite, como apresentação de quadrilha organizada pelo grupo de jovens e música ao vivo com a Polacada Campeira.

Haverá comidas típicas polonesas e completo serviço de bar e cozinha, sem falar do tradicional quentão preparado pela equipe organizadora. Doces típicos de festa junina também serão vendidos no momento da festa como pé de moleque e doce de abóbora.

A palavra Ognisko significa “fogo”, e de acordo com o Pároco João Henrique Lunkes, o principal símbolo da festa é a fogueira, em que o povo se concentra em torno do fogo lembrando o costume dos antigos pastores eslavos que se alimentavam e festejavam as colheitas ao redor do fogo durante o rigoroso inverno europeu. Com o tempo, a festividade virou tradição e passou a ser utiliza­da para comemorar e agradecer as boas colheitas no final de cada ano agrícola, além de poder reunir amigos para conversar e se diver­tir. Esta tradição permanece até os dias atuais, tão popular para os poloneses quanto para nós brasileiros, que realizamos um churrasco quan­do nos encontramos com os amigos e familiares nos finais de semana.

Toda a comissão responsável pela organização da festa faz o convite para são-mateuenses e moradores de toda região para prestigiarem a 11ª edição do Ognisko.

Serviço

O que? 11º Ognisko.

Onde? Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa – Vila Nepomuceno.

Quando? Dia 8 de junho.

Que horário? A partir das 18h.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Igreja Batista traz neste fim de semana grupo EMME para duas apresentações que buscam a evangelização
Via Sacra rezada em polonês mantém tradição e integra descendentes de imigrantes
Paróquia da Vila Nepomuceno realiza o 10º Ognisko

Deixe seu comentário

*