Houve baile, provas com diversas modalidades e o 2º Concurso de Danças Fandangueiras. Além de mostrar as danças gaúchas, o Concurso levou para a população uma atividade diferenciada e de valorização pela cultura. Na imagem, apresentação da invernada do CTG Tropeiros de São Mateus do Sul. (Divulgação)

Aconteceu no último fim de semana, nos dias 26 e 27 de janeiro, no Parque Municipal de Exposições, o 15º Rodeio de Integração de São Mateus do Sul com os Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) Tropeiros de São Mateus do Sul, Fronteira do Paraná, Pialo da Saudade e Manotaço, tendo como patrão organizador Antônio Silvio Przywitowski do CTG Tropeiros de São Mateus do Sul.

O evento teve a participação maciça dos CTG’s da 6ª Região Tradicionalista (RT), que é formado pelas cidades de São Mateus do Sul, Mallet, Rebouças, São João do Triunfo, Antonio Olinto, Paula Freitas, Paulo Frontin, Irati, Inácio Martins e Rio Azul. Cidades vizinhas também marcaram presença, como Lapa, União da Vitória, Canoinhas. “A aceitação do rodeio pela comunidade é bem receptiva! Pois o evento movimenta o comércio de nossas cidades, em postos de combustíveis, mercado, lojas”, enfatiza Geomara Kavilhuka, integrante do CTG Tropeiros de São Mateus do Sul e diretora artística e cultural da 6ª Região Tradicionalista, que é formada por uma coordenadoria que auxilia e organiza os CTG’s em regiões. Atualmente o Paraná possui 17 regiões tradicionalistas.

Dentro das modalidades campeiras foram realizados as provas de laço nas modalidades piá, guri, prendas, pai e filho, capataz, xirú, pai e filha, e equipe do qual contou com mais de 120 equipes, bem como as provas de rédeas cronômetro de desafio. Além do rodeio, aconteceu no sábado (26), o grande baile com o conjunto gaúcho João Luiz Corrêia e grupo Campeirismo, em que mais de 1.000 pessoas marcaram presença. “Nossa comunidade gosta do rodeio! Gosta de assistir os peões e prendas e suas habilidades equestres. E os comerciantes apoiam toda essa realização”, destaca Geomara.

2º Concurso de Danças Fandangueiras

Dentre todos esses momentos e integração entre os CTG’s durante o rodeio, foi realizado o 2º Concurso de Danças Fandangueiras de São Mateus do Sul. O objetivo desse concurso é demonstrar a parte artística nos rodeios para a população como um atrativo a mais, incentivando a comunidade a prestigiar a tradição gaúcha. A organização ficou por conta do Departamento Artístico e Cultural da 6ª RT e demais integrantes do departamento e do CTG Tropeiros de São Mateus do Sul.

O concurso foi dividido nas seguintes modalidades: mirim – até 12 anos completos; juvenil – 13 anos até 17 anos completos; adulto – 18 anos até 39 anos completos; e veterano: acima dos 40 anos. Para participar, os concorrentes deveriam estar utilizando o traje habitual gaúcho, ou seja a Pilcha Gaúcha. “Gostaria de fazer uma agradecimento especial a toda equipe da Invernada Artística do CTG Tropeiros de São Mateus do Sul que participaram e colaboram com o evento, bem como ao nosso patrão Antônio Silvio Przywitowski pela confiança e apoio ao nosso evento. Para o próximo ano teremos novidades para a realização deste concurso”, garante Geomara.

Ganhadores do 2º Concurso de Danças Fandangueiras

Participantes, comissão organizadora e avaliadores.

Categoria mirim

1º Lugar – Lara Mileski e Leonardo Pacheco – Resgate Gaúcho;
2º Lugar – Maria Victória R. Leal e Daniel Rymovicz – Resgate Gaúcho;
3º Lugar – Betina Portes e Emmanoel Okonoski – CTG Pialo da Saudade/CTG Tropeiros de São Mateus do Sul.

Categoria Juvenil

1º Lugar – Thamyres Menezes e Victor Gabriel Schmitt – CTG Tropeiros de São Mateus do Sul;
2º Lugar – Vitória Melissa e Emmanoel Okonoski – CTG Tropeiros de São Mateus do Sul.

Categoria Adulto

1º Lugar – Mateus Henrique Santos e Gabriela Nunes de Souza – CTG Os Birivas;
2º Lugar – Jhuliene dos Santos e Osny Jungles – CTG Os Birivas;
3º Lugar – Maria Eduarda Calisto e Allan Wunderlich – CTG Sinuelo dos Tropeiros.

Categoria Veterano

1º Lugar – Larissa Bortolan e Cezar Zeni – CTG Tropeiros de São Mateus do Sul;
2º Lugar – Maria Cristina Sguissardi e Jonathan Santos – CTG Tropeiros de São Mateus do Sul;
3º Lugar – Rosilda Silveira da Veiga e Jonathan Santos – CTG Tropeiros de São Mateus do Sul.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Escola do Jardim Santa Cruz é alvo de vandalismo
Questões de exatas marcam o segundo dia do Enem
Curso técnico em enfermagem gratuito em São Mateus do Sul é confirmado