Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

17º Encontro Ecológico e 13º Boia-Cross acontecem em São Mateus do Sul

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os dias 26 e 27 de novembro, foi muito movimentado em São Mateus do Sul com a realização do já tradicional Encontro Ecológico. Esta foi a 17ª edição do Encontro Ecológico e a 13ª edição do Boia-Cross.

Com o propósito de fomentar a conscientização e preservação do meio ambiente o evento, que é referência na região sul do país, superou mais uma vez todas as expectativas dos organizadores. Além das atividades no rio, ocorreram diversas atrações na praça do Iguaçu, dentre as quais, visitação ao Museu Itinerante do Iguaçu, distribuição de mudas de árvores nativas de nossa região, barracas de doces, salgados e bebidas, recreação infantil (desenho, pintura, massinha de modelar, leitura, contação de histórias) e doação de filhotes de animais domésticos. Ocorreram também exposição de produtos e serviços.

A programação do evento foi cumprida, conforme planejado. No sábado (26), foi realizado o Boia-Cross com a concentração dos participantes na praça do Iguaçu a partir das 13h. Dois ônibus da empresa Nizer Transporte e Turismo transportaram os participantes até o local de início da descida (Areal do Pai – na Tesoura), por volta das 14h30 e as boias foram transportadas por um caminhão de grande porte da empresa Ervateira Vier.

O percurso da descida do Boia-Cross foi concluído em duas horas e teve o acompanhamento de dois barcos dos bombeiros e mais os barcos que deram apoio à organização, chegando na praça por volta das dezessete horas, conforme o previsto. Desceram de boia 126 inscritos e no total de participantes na atividade, aproximadamente 190 pessoas.

No domingo (27), a concentração e inscrição dos barcos iniciou-se às 7h30, na praça do Iguaçu e foi até as 9h30, quando foi celebrado uma benção aos presentes pelo padre Sidnei José Heitz, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que após a mesma declarou aberta as atividades da segunda etapa do evento e em seguida os barqueiros deram início a limpeza do rio. A confraternização ocorreu na Marina Barra do Iguaçu a partir das 11h30.

Além dos barqueiros muita gente foi por terra e lá se fizeram presentes, havia no local aproximadamente 200 pessoas. Além do almoço de confraternização, foi realizado o sorteio de diversos brindes, oferecidos por empresas e colaboradores. O retorno à praça deu-se por volta das 16h com o lixo coletado.

Na ocasião as empresas Zezinho Pesca e Náutica e Oficina do Tito sortearam alguns brindes entre os participantes da coleta. Os 760 kg de lixo coletado foram destinados a COSAMAR (Cooperativa de Materiais Recicláveis de São Mateus do Sul) para reciclagem.

Nos dois dias de atividades na praça fez-se presente um grande público, inclusive muitos visitantes de outros municípios. Foram arrecadados 71 kg de alimentos doados por alguns dos participantes, já que esta doação era facultativa. Os mesmos serão doados à Casa de Passagem São Vicente de Paula.

O evento foi realizado pelo Grupo Amantes do Rio Iguaçu, em parceria com a COPEL, SEMEC, REMOVE, CMEI´S Criança Feliz e Arco Íris, Marina Barra do Iguaçu, Nizer transporte e turismo, Associação de Moradores da Vila Pinheirinho, Grupo Escoteiro Paul Harris, Conselho Comunitário da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística, ACODEVALI e Possebon – engenharia e serviços e apoio do Areal do Pai, IAP, Ervateira Vier, IBAMA, Rádios Difusora do Xisto, Cultura Sul FM, Novo Milênio; pelos jornais Aconteceu, Atual Notícias e Gazeta Informativa; Ervateira Maracanã, Baratão Supermercados, Corpo de Bombeiros; Polícias Ambiental, Rodoviária, Militar, Civil e Conselho Tutelar; Zezinho Pesca e Náutica, Escritório do Rincão, Farmácia Popular e Agência Piláre.

Segundo os coordenadores Crisanto Cavalcante e Ernesto Roncone, o evento foi um grande sucesso, a exemplo das edições anteriores, demonstrando que o propósito da organização vem sendo alcançado ano a ano.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: