A maioria dos jovens de hoje, adoram sair da escola para uma viagem com a turma, não é mesmo? No passado, isso também não foi diferente. A televisão chegou ao Estado do Paraná em 1960, com a TV Paranaense, canal 12. Foi a primeira emissora em Curitiba e no Paraná. No ano de 1970, em São Mateus do Sul, alguns estudantes da Escola Normal Haidée Carneiro, Escola Técnica Comercial do Paraná e Ginásio Estadual Duque de Caxias, participaram de um intercâmbio promovido pela referida emissora. Fazia parte da apresentação várias provas, como acontece normalmente nesses programas de televisão que envolvem competições entre colégios.

São várias as fotografias dessa viagem para Curitiba que nos ajudaram a entender um pouco do que foi aquele dia. Também conversamos com algumas pessoas que estiveram lá. Selecionamos uma foto em preto e branco. Há fotos de estudantes vestindo roupas de época, outras desses jovens voltando para casa, com o troféu na mão, uma ao lado do ônibus (Empresa Lapeana), utilizado no transporte. Entre as provas, um pouco de história local, nacional e um concurso para escolher a rainha dos estudantes. Naquela data, a Escola Normal Haidée Carneiro São Mateus do Sul participou com as seguintes representantes: Da esquerda para a direita, Regina Muller, Maria de Lourdes Trinco e Evanize Quadros.

O apresentador que está ao lado das moças não foi identificado. As moças vestem trajes que evidenciam o corpo feminino, principalmente as pernas. Enquanto Regina veste roupa de praia (maiô) e está descalça, Lourdes e Evanize estão com um modelo usado na época, trajes de passeio, sandália baixa e sapato respectivamente. Atrás do palco uma jovem senhora (esposa do prefeito de São Mateus do Sul, Tadeu Sobocinski), segura uma cuia de chimarrão na mão e no palco aparecem algumas embalagens de erva-mate. Os professores que acompanharam os estudantes foram: Solange Fayad, Ronaldo Toppel e Algacyr Cappeli (Charuto). Sendo professora, e também como aluna que fui, fiquei imaginando como deve ter sido divertido para essa turma, a viagem para Curitiba!

Últimos posts por Hilda Jocele Digner (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O silêncio das imagens
Fotografia do amante da prosperidade: o “Club”
Uma “vista” da ponte de São Mateus do Sul