Geral

22ª edição da Tradycje Polskie inicia dia 1º de agosto

O município de São Mateus do Sul contará com uma programação especial durante todo o mês de agosto com a 22ª edição da Tradycje Polskie, o mês da cultura polonesa. Serão realizadas palestras, exposições, celebrações e festas com o intuito de resgatar e valorizar as tradições e histórias de uma das principais bases históricas e culturais do município.

Promovido pelo núcleo municipal da Braspol, entidade de representação da comunidade polonesa no Brasil, a Tradycje Polskie tem início neste sábado, dia 1º de agosto, com a abertura oficial do mês da cultura polonesa. A cerimônia acontece às 10h, em frente à Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul. Depois da cerimônia, será realizada uma carreata pelo centro da cidade, anunciando o início do mês da cultura polonesa.

“Precisamos identificar nossa cultura”, explica o presidente da Braspol, Crisanto Cavalcante. “A idéia é fazer com que todos se sintam responsáveis pela divulgação e valorização dessa história. Convidamos a todos que participem dos eventos e que decorem suas casas e comércio com as cores vermelho e branco”.

Ainda no sábado, dia 1º, à noite, acontece o baile polonês com definição da Rainha, no Centro Polônico Marcelo Janowski (Cepom). No domingo, dia 02, a paróquia Nossa Senhora de Czestochowa, na Vila Nepomuceno, realiza a Festa da Colheita.

A 22ª Tradycje Polskie é uma realização da Braspol, com o apoio da Prefeitura de São Mateus do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; da Fundação Cultural; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); do Rotary Club Xisto do Iguaçu; da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS); e demais entidades e empresas parceiras.

HISTÓRIA E INFLUÊNCIA

A influência da cultura polonesa em São Mateus do Sul é facilmente identificável. Seja na arquitetura de casas e igrejas; na presença de monumentos à memória de poloneses que fizeram história; ou no modo de falar de muitos que mantêm costumes e tradições de seus antepassados que vieram para o Brasil.

O Paraná é um dos estados que mais recebeu imigrantes no século XIX. Um grande número de famílias se estabeleceu em São Mateus do Sul a partir de 1890, contribuindo para o desenvolvimento do município e reconfigurando as relações sócio-culturais da região. Em 1990, o Município comemorou o centenário da imigração em São Mateus do Sul.

PROGRAMAÇÃO DA 22ª TRADYCJE POLSKIE

01-08-15 – 10h. Abertura oficial, em frente a Prefeitura.
22:30h. Baile com a escolha da Rainha, primeira e segunda princesa, no CEPOM e com animação do grupo Coração Nativo.
02-08-15- Festa da Colheita (dozynki) – Paróquia N.S.Ap. e Czestochowa, da Vila Nepomuceno;
08-08-15 – 19:30h. Palestra com o professor Marcin Raimann. Tema, “Cracóvia”. Local: Centro da Juventude;
20-08-15 – 19:30h. Palestra com o escritor Gerson Souza e o tema: “ Os guerreiros poloneses”. Local: Colégio Duque de Caxias;
28-08-15 – 19:30h. Palestra com a geógrafa Liliane Lucena, com o tema, “paisagem cultural da Água Branca”. Local: Colégio Duque de Caxias;
De 01 a 08-08 – Exposição, “João Paulo II”, na Paróquia N.S.Aparecida, na vila Nepomuceno;
De 09 a 14-08 – A mesma exposição estará acontecendo na Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro, Vila Prohman ; de 15 a 23-08 na Paróquia São Mateus e de 24 a 31, na Capela centenária da Água Branca.
26-08-15 – Inauguração do monumento ao “perna de pau”, praça da Matriz, 10h.
30-08-15 – Plantio de mudas de Carvalho no futuro Santuário João Paulo II e na Igreja da Água Branca.
Dia 22-08-15 – Jantar Típico Polonês, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, a partir das 20:30h.
Dia 30-08-15 – Encerramento do mês polonês com a tradicional festa de Nossa Senhora de Czestochowa na Igreja centenária da Água Branca.
Durante todo o mês de agosto acontecerá a peregrinação do quadro de Nossa Senhora de Czestochowa nas comunidades do município.

Para mais informações, ligue: (42) 3532-2041.

Fonte: Assessoria PMSMS

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Manifestação em prol da Casa Familiar Rural acontece em São Mateus do Sul
20º Festa da Uva acontece neste fim de semana
Erva-mate é a estrela de evento temático no Sul do Paraná