Região

23ª Festa da Uva é realizada na comunidade de Lagoa da Cruz

Possuindo grande importância no calendário de festas na localidade que faz parte do município de Antonio Olinto, a Festa da Uva reuniu grande público e valorizou o trabalho da agricultura.

Aconteceu no último final de semana a 23ª edição da tradicional Festa da Uva na comunidade da Lagoa da Cruz, pertencente ao município de Antonio Olinto. Na noite de sábado (13), a população marcou presença no tradicional Baile da Uva, que contou com o show do cantor João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo. O comparecimento de moradores do município e da região garantiu o sucesso do baile que rolou solto durante toda a madrugada.

Na manhã de domingo (14), as festividades iniciaram-se com a Santa Missa, e a abertura oficial da Festa da Uva, com a presença de líderes municipais, regionais e estaduais. Em suas palavras, o prefeito municipal de Antonio Olinto, Fabio Machiavelli, intensificou e parabenizou o trabalho dos produtores rurais durante todo o ano, e também reconheceu a preparação para a realização da festa, que tornou-se tradicional na região.

O cardápio preparado especialmente para a festividade reuniu deliciosos pratos à base de uva, e também produtos da região, como melancia, milho e demais grãos e hortaliças. O delicioso churrasco contou com costela, carneiro e leitão preparados ao fogo de chão, e repleto serviço de bar e cozinha.

No período da tarde, shows regionais fizeram com que a chuva de domingo não abalasse a animação do público, que apesar do tempo, estavam animados para encerrar com chave de ouro a 23ª Festa da Uva, com apresentações da dupla Fred e Fael; André & Viola e Banda Brasil Show.

“Fico feliz em ver que a cada ano a Festa da Uva cresce. Lembro que quando assumi em 2013 faziam 4 anos que a festa não era realizada, segundo produtores por falta de apoio do poder público. Percebemos que a grande maioria da população gostaria de ver este evento sendo realizado novamente, na época pedi que o secretário de agricultura Régines Gassner e a secretária de educação, cultura e esportes Solange Schafauser, reunissem a comissão da igreja da Lagoa da Cruz e produtores, colocando a nossa gestão a disposição em ajudá-los, e deu certo”, destaca o prefeito.

Fábio ainda comenta que o intuito da festa é trazer entretenimento as pessoas do município e região, incentivando a economia para agricultores comercializarem seus produtos, divulgando o município e atraindo as pessoas de fora.

“Lembro também que a nossa boa relação atrai autoridades de outros municípios para abrilhantar a festa, nesta última tivemos aqui os Deputados Estaduais Maria Victória e Anibeli Neto e Deputado Federal João Arruda. Além dos prefeitos Claudinei Castilho de Bituruna, Sebastião Elias de Paulo Frontin e vice-prefeito de São Mateus do Sul, José Stuski. Contamos também com a presença de vereadores, que unidos, possuíam o objetivo principal em prol da população”.

A história da Festa da Uva

Criada com intuito de aproximar a população para o cultivo, preparo e degustação da fruta, a Festa da Uva foi elaborada para expandir para toda região e estado o trabalho realizado nos parreirais das comunidades pertencentes ao interior do município de Antonio Olinto e também de São Mateus do Sul, em Arroio da Cruz.

Tudo começou nos anos de 1986 a 1988, quando um grupo de pessoas vindas do Rio Grande do Sul trouxeram em sua bagagem mudas e técnicas de cultivo da uva para o município de Antonio Olinto, e a população, entusiasmada com a produção dos parreirais, resolveu exercer e buscar entender como funcionava a plantação da deliciosa fruta, trabalhando dessa forma com a produção de vinhos, sucos e geleias.

“Na década de 90 começou a produção aqui na região de Antonio Olinto, e como algumas pessoas não tinham o conhecimento do que era preparado, resolveram criar a Festa da Uva para divulgar todo trabalho que era realizado”, comenta Régines Gassner, secretário da agricultura em Antonio Olinto.

Tendo sua primeira edição no ano de 1992, a Festa da Uva trouxe para a região uma nova visão na produção, com parcerias entre a Prefeitura Municipal, agricultores e a comunidade, que objetivavam a divulgação da uva e seus subprodutos. Esta primeira festa despertou interesse dos moradores de outras cidades, que prestigiaram o evento que até então, era novidade na região.

Além das uvas, produtos produzidos pela agricultura familiar também eram vendidos durante a festividade, que antes era realizada em apenas um dia. Uma curiosidade é que antes possuíam torneiros de quem comia mais uva e melancia, e também a tradicional competição do cacho de uva mais pesado e bonito.

Com o passar do tempo e com a proporção que a festa estava tomando, um dia de festividade passou a ser pouco, dessa maneira, resolveram criar o Baile da Uva no dia que antecipava a festa. Em algumas edições foram feitos desfiles para a escolha da Rainha e Princesas da Festa da Uva, que aumentaram o reconhecimento do evento.

Após algum período sem a realização, a volta da festividade em 2013 trouxe novamente a participação da comunidade no preparo e comparecimento. Hoje a Festa da Uva é um evento que consta no calendário de festividades turísticas do estado do Paraná e está cada vez mais reconhecida e apreciada.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Motorista morre atropelado na garagem do Expresso Maringá na Lapa
Morre Peterson Koslinski de Antonio Olinto
Município de Antonio Olinto adere a paralisação