Cidade

27° Batalhão de Polícia Militar implantado em União da Vitória vai beneficiar São Mateus do Sul

Governador Beto Richa assina o decreto de criação do 27º BPM, que terá sede em União da Vitória, composto por três companhias e atenderá a 11 municípios. Presentes no evento o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, acompanhado do vice-prefeito, Clóvis Distéfano, e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Ewerling, e os deputados estaduais Hussein Bakri e Alexandre Curi. (Foto: Arnaldo Alves / ANPr)

O município de União da Vitória passa a ser sede do 27º Batalhão de Polícia Militar (BPM), formado por três companhias, e que atenderá a 11 municípios da região. O decreto de criação do Batalhão foi assinado pelo governador Beto Richa na quinta-feira (3), durante evento na cidade. Logo depois, o governador formalizou a criação do 26.º BPM, com sede em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.

“União da Vitória e os demais municípios ganham mais segurança com essa estrutura e reforço no efetivo. A presença do Batalhão representa quase três vezes mais policiais. Hoje são 130 homens e chegaremos próximos a 360 policiais”, afirmou o governador. Richa ressaltou que isso significa, também, mais viaturas e mais equipamentos para a PM garantir uma segurança adequada.

“O Paraná é reconhecido como o estado com os melhores indicadores de segurança pública do Brasil. Mas, ainda estamos longe do ideal, precisamos avançar mais para garantir um ambiente mais seguro e ordeiro às famílias”, afirmou Richa.

FORTALECER

A criação do 27º Batalhão de Polícia Militar se inclui no programa Paraná Seguro, que entre outras ações está o fortalecimento das forças de segurança. O novo BPM vai atender os municípios de União da Vitória, Porto Vitória, Bituruna, General Carneiro, Paula Freitas, Cruz Machado, Mallet, Paula Frontin, São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo. “Essa é uma demanda grande de empresários, comerciantes, trabalhadores e toda a sociedade”, disse o prefeito Pedro Ivo Ilkiv.

Atualmente, São Mateus do Sul pertence à 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), com sede na Lapa. Com o batalhão em União, a PM de São Mateus do Sul passa a ser também uma Companhia Independente, o que deve triplicar o número de policiais na cidade, como adiantou o deputado estadual Hussein Bakri, autor do projeto de criação do batalhão.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, também ressaltou o grande avanço para a região. “Representa melhor estrutura e presença maior da Polícia Militar. É mais uma demonstração da atenção do Governo do Estado à área da segurança pública, pois mesmo neste período de austeridade fiscal tivemos novas contratações de profissionais para reforçar o efetivo”, disse Mesquita.

No dia 16 de fevereiro, o governador nomeou 2.212 policiais militares e 608 bombeiros (além de 64 delegados), superando a marca de 10 mil policiais contratados desde 2011. Para o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato, a inclusão de novos profissionais possibilita a rearticulação da PM na região, com melhor estrutura para uma atuação descentralizada. “Em curto prazo teremos fortes avanços nos índices de segurança da região”, afirmou.

PRESENÇAS

Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas; o deputado federal Valdir Rossoni; os deputados estaduais Alexandre Curi e Hussein Bakril; o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv; o prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, acompanhado do vice-prefeito, Clóvis Distéfano, e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Ewerling.

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Grupo visita a Casa Civil do Paraná em busca de apoio para o município
Prefeitura esclarece utilização correta do estacionamento e da ciclofaixa na Rua Ulisses Faria
Concurso público para a Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus do Sul está aberto