Meio Ambiente

380 quilos de lixo do rio Iguaçu são coletados no 16º Encontro Ecológico

Centenas de são-mateuenses e turistas participaram nos dias 21 e 22 de novembro, do 16º Encontro Ecológico do rio Iguaçu, em São Mateus do Sul. No sábado (21), 103 inscritos participaram do 12º Boia-Cross, acompanhados por barcos de apoio, como do corpo de bombeiros e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Aproximadamente 150 pessoas fizeram o percurso, rio abaixo, do Rancho dos Nadolny até a praça do Iguaçu – oito quilômetros, em um tempo de duas horas.

No domingo (22), 36 barcos foram inscritos para a limpeza do rio, rio acima, e o encontro de confraternização que ocorreu no rancho da família Zielinski, na Vargem grande. No local aproximadamente 160 pessoas participaram das atividades e do sorteio de brindes, oferecidos por várias empresas da cidade. Todos os participantes receberam uma camiseta com o slogan do evento. Foram coletados 380 quilos de lixo no leito e nas margens do rio, que foi levado para a cooperativa, para reciclagem.

Na praça do Iguaçu, durante os dois dias ocorreram diversas atividades. A prefeitura e entidades parceiras montaram estandes com atividades relacionadas a diversos setores, como cultura, onde a comunidade pôde conhecer o trabalho de alguns artistas são-mateuenses inscritos no Cadastro Cultural; Saúde, com informações sobre saúde bucal e aferição de pressão; e Meio Ambiente, com distribuição de mudas e informações sobre diversos assuntos relacionados à consciência ambiental.

O evento foi realizado pelo Grupo Amantes do Iguaçu, Prefeitura, COPEL, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, J.U.C, ACODEVALI, MÁFIA e Grupo Escoteiro. Diversas entidades e empresas apoiaram o evento: IBAMA, Jornal Aconteceu, Ribacz Arquitetura, SMS engenharia, IAP, Jornal Gazeta Informativa, Rádio Cultura Sul FM, CDI Informática, Polícia Ambiental, Jornal Atual, Rádio Difusora do Xisto, Farmácia Rodocentro, Corpo de Bombeiros, Possebom Engenharia, Rádio Novo Milênio, Transresíduos, Nalmaqui e Escritório do Rincão e Luiz Fernando Toppel.

A organização mais uma vez comemora e compartilha com toda a comunidade o grande sucesso que foi o XVI Encontro Ecológico e 12º Boia Cross, apesar das chuvas e do grande volume de água que estava o rio. Agradecem a todos os participantes e colaboradores que contribuíram para que São Mateus do Sul, mais uma vez, seja referência nesta grande ação.

Confira a galeria de fotos:

Da redação, com informações da assessoria PMSMS
Fotos: Assessoria PMSMS

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
17º Encontro Ecológico e 13º Boia-Cross acontecem em São Mateus do Sul
Lixo é descartado inadequadamente e preocupa moradores da região de Embuiona
Projeto “Adote uma Garrafinha” é aplicado no comércio são-mateuense

Os comentários estão fechados