

A terceira edição do evento Leitura na Praça reuniu colaboradores do grupo Amantes da Leitura e a comunidade são-mateuense. Inúmeras atividades foram realizadas na ocasião, dentre contação de histórias e pinturas faciais. (Fotos: Thaís Siqueira/Gazeta Informativa)
O universo da leitura é mágico e encanta quem convive com ele. Histórias, mundos diferentes, realidades culturais e um conteúdo vasto de conhecimento traçam o domínio da leitura. Melhor do que saber desses pontos cruciais é compartilhar desse conteúdo com as outras pessoas.
Foi com este objetivo que o 3º Leitura na Praça aconteceu em São Mateus do Sul no domingo (29/04), e reuniu a população para uma tarde diferenciada e com uma gama de valores culturais para o município.
Tendo como palco principal o Chimarródromo, o evento contou com a participação, colaboração e organização dos membros do grupo Amantes da Leitura, que foi responsável por montar a estrutura e as atividades realizadas no evento.
O Leitura na Praça dispôs de dois meses de preparação, no qual, os mais de 20 colaboradores diretos se dividiram em grupos para a organização das atividades que foram realizadas. “Foi um preparo bastante intenso, mas que no final valeu a pena”, comenta Silvana Bernardi, uma das fundadoras do Amantes da Leitura.
Diversas atividades culturais foram realizadas, dentre elas, a apresentação de dança das alunas da professora Lady Biscaia, com o tema “O Mágico de Oz” e a contação de histórias apresentadas pelo grupo Vida. “Sabemos que é ali que as crianças iriam estar. Preparamos o local e as historinhas com todo carinho”, afirma Silvana.
O evento também contou com pinturas faciais, uma feirinha de temas literários e uma conversa com Osmar Aggio, Lucas Faria, Rodrigo Filho e Adir Franco, escritores são-mateuenses que apresentaram suas obras já publicadas. “Quem esteve presente pode sentir a energia positiva que foi proporcionada na feira”, diz Silvana.
Amantes da Leitura é um grupo filantrópico, e a concretização do evento só foi possível pela contribuição dos membros da equipe que arcaram com todos os custos. “O foco do nosso grupo é trazer a leitura para a vida das crianças, que é a principal maneira de garantir uma boa educação”, enfatiza Silvana.
Segundo a contadora de histórias Edilene Kieszkowski, participar de eventos como este é uma imensa alegria. “Despertar a imaginação das pessoas, ver a expressão das crianças e a expectativa para a sequência de cada história é mágico.”
- Os desafios de amar o próprio corpo - 9 de março de 2020
- É desvendada a lenda dos túmulos que se uniram no cemitério de São João do Triunfo - 7 de março de 2020
- Jovem são-mateuense de 18 anos publica livro independente de poesia - 6 de março de 2020
Comentários