Cidade

4ª Feira de Adoção de Animais de Rua acontece no município

O evento promovido pela Associação de Proteção Animal 4 Patas São Mateus do Sul, acontecerá no dia 28 de abril, confira a programação! (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

“Nosso principal objetivo com essa Feira de Adoção é levar para esses cães de rua a oportunidade de dividir um lar com uma família que lhe tratará com muito amor”, destaca Lila Vidal, membro da Associação de Proteção Animal 4 Patas São Mateus do Sul.

Estando em sua quarta edição, a Feira de Adoção acontecerá sábado, dia 28 de abril, na Rua Barão do Rio Branco, 896, em frente a Agro Comercial Pavanelo, das 9h às 13h. Os interessados em colaborar no sucesso da Feira, precisarão portar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para preenchimento de ficha para efetuar a adoção.

Serão oito filhotes (de ninhadas diferentes) e quatro cães adultos disponíveis para a adoção. Vale lembrar que os cães adultos são doados já castrados e os filhotes com a garantia da castração gratuita. “Também possuímos fotos de outros cães para mostrar aos interessados, visto a impossibilidade de levá-los à feira”, explica Lila.

Segundo membros da Associação, outro objetivo dessa movimentação é fazer com que as pessoas conheçam o amor que um cachorro de rua pode proporcionar. “Temos a expectativa de que as famílias que dispõem da certeza de adotar cruzem o caminho dos animais que levaremos à feira. Pedimos que não adotem por impulso, mas sim por uma decisão muito bem fundamentada, com o compromisso assumido para além dos 10 anos, que é em média a expectativa de vida de um cão saudável”, comenta a voluntária.

O grupo elenca pontos importantes nos cuidados após a adoção, dentre eles: ter um espaço suficiente para o animal quando adulto; ter condições financeiras de manter boa alimentação, vacinas em dia, médico veterinário e tratamento quando necessário; ter tempo disponível e amor para ensinar o animal a rotina da nova casa e jamais manter amarrado, abandonar ou subjugar o animal.

A Associação criada desde 2014, já resgatou mais de 100 animais de rua desde outubro de 2017, e pretende superar esses números no decorrer do tempo. “Nós promovemos uma melhor relação entre homens e animais. Quando acontece o desiquilíbrio, ele poderá causar sérios problemas à sociedade, como excesso de cães vagando pelas ruas e a exposição dos animais à prática de maus tratos”, garante Lila.

Além desse serviço de adoção, atualmente a Associação está executando o projeto de castração dos cães de rua e semi-domiciliados, garantindo assim, a melhora na saúde e qualidade de vida do animal. Vale a pena salientar que o projeto da Prefeitura Municipal realiza a castração em fêmeas. A Associação se responsabiliza pelos machos.

Mesmo sendo um grupo pequeno, com apenas 4 voluntários diretos, que realizam o trabalho de identificação, captura e transporte de cães para as clínicas veterinárias para castração, a Associação conta com mais de 70 associados mantedores, que colaboram mensalmente com R$ 20,00 para custear o trabalho realizado pelo grupo.

“O nosso trabalho só é possível com as contribuições que recebemos. As castrações que promovemos são pagas, não são gratuitas, e não recebemos nenhuma verba. Precisamos de mais associados e voluntários para o trabalho direto com os animais”, convida a Associação. Eles também comentam que necessitam sempre de ajuda para a venda de rifas, e doações para bazares.

Se você se interessou em fazer parte da equipe e colaborar com a Associação de Proteção Animal Quatro Patas, procure o grupo nas redes sociais.

A Associação aproveita a oportunidade para esclarecer que não realizam resgate e não possuem canil/gatil, ou seja, não recolhem animais. “Nosso propósito é o controle populacional de cães, por isso nos esforçamos para promover castrações de cães de rua e semi-domiciliados. Casos de maus tratos a animais devem ser denunciados às autoridades”, enfatizam.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Após meses de espera: Lojas Americanas inaugura filial em São Mateus do Sul
A palavra do Prefeito
Dr. Roberto Schmitt recebe título de Cidadão Honorário de São Mateus do Sul