Kumon: Educação em São Mateus do Sul

7 dicas que mostram a importância do português no cotidiano

A língua portuguesa é muito mais do que regras gramaticais. O português ajuda a nos comunicarmos melhor e a expressar nossos sentimentos. Tanto na vida pessoal, quanto na profissional, o aprimoramento do português deve ser praticado constantemente.

Você sabia que o português é um idioma falado em 9 países? Isso mesmo, além do Brasil, fala-se português em Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial.

Veja a seguir 7 fatos que confirmam a importância do português no dia a dia:

1 – Compreensão da norma culta X informal
No português há utilização frequente de expressões informais, o que contribui para a comunicação do dia a dia. No entanto, é imprescindível ter total conhecimento da norma culta, por exemplo, ao escrever um bilhete a alguém, a um professor, ao chefe da empresa, preencher relatórios, preparar um currículo empresarial, redigir e-mails, etc.

2 – Eliminação de erros ortográficos
Erros ortográficos ocorrem, porém, quando se tem domínio do idioma esse fato pode ser evitado. Um erro ortográfico pode fazer com que você perca muitas oportunidades, seja em empregos ou em vagas de universidades.

3 – Interpretação de texto
Por meio da leitura constante é possível adquirir a capacidade de interpretação de texto, que é fundamental para a comunicação do dia a dia. Como um exemplo prático de interpretação, temos as seguintes situações:
• Amanhã estarei de serviço de 8h a 10h.
• Amanhã estarei de serviço das 8h às 10h.
Podemos perceber que com apenas uma alteração nas frases, temos 2 tipos de interpretação. Na primeira sentença, entendemos que o indivíduo estará de serviço no período de 8h a 10h, ou seja, uma quantidade indeterminada de jornada de trabalho que pode chegar até 10 horas de trabalho.
Na segunda sentença, podemos entender que o indivíduo trabalhará das 8h às 10h, ou seja, uma jornada de 2 horas.
Portanto, a interpretação de texto é elemento-chave para garantir a eficiência da resolução de problemas que podemos encontrar no cotidiano.

4 – Aumento do potencial criativo
A criatividade é uma capacidade desenvolvida por meio da leitura, escrita e compreensão do idioma. Entre eles, também, está a criatividade em desenvolver soluções do cotidiano, executar tarefas diárias e até mesmo ajudar outras pessoas.

5 – Desenvolvimento do senso crítico
O senso crítico envolve a pesquisa, a reflexão, a análise, a crítica e a formação de opinião sobre determinado assunto.

6 – Evolução acadêmica
Aprender o português e suas regras gramaticais é o primeiro passo para compreender todas as outras disciplinas ensinadas na escola ou na universidade.

7 – Evolução da carreira
O domínio do português é fundamental para contribuir com a evolução da carreira do indivíduo. Seja qual for o departamento corporativo, todas as formas de comunicação são exigidas para tornar o candidato a uma vaga de emprego elegível.
Saber ler e escrever corretamente são requisitos mínimos para se tornar competitivo e aumentar a taxa de empregabilidade.
Procure agora mesmo nossa Unidade e saiba como o método Kumon pode te ajudar a melhorar seu desempenho na língua portuguesa!

Kumon

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
4 benefícios de aprender inglês
Louise e o diferencial do estudo individualizado
5 curiosidades sobre o método Kumon