O Rotary Club de São Mateus do Sul – Xisto do Iguaçu, promoverá neste sábado (31), com início às 19h30, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, a VIII Noite de Massas.

Nesta edição o foco é o desenvolvimento da cultura do município, em parceira com o Grupo Folclórico Polonês Karolinka e o Grupo e Família Resgate Gaúcho, que irão se apresentar no evento, o jantar terá parte da renda revertida para projetos dos referidos grupos e outra para aplicação em projetos do Rotary, dentre eles o RYLA (Prêmio Rotário de Liderança Juvenil, Intercâmbio de Jovens, Pólio Plus).

O Grupo e Família Resgate Gaúcho iniciou suas atividades em 22 de agosto de 2015, sob criação e coordenação do Professor Diego José Vaz Popoaski e auxílio da professora Ingrid Wilke Ramos. Hoje em seu quarto ano possui cerca de 120 alunos, na faixa etária de 06 a 18 anos, sendo um projeto totalmente voluntário, e com parceria da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Assistência Social e Centro da Juventude. O projeto tem como objetivo mostrar aos jovens e crianças a beleza da cultura gaúcha, por meio dos costumes, da música, e principalmente da dança, iniciou como um sonho, se tornou projeto, aí formou o curso e hoje é uma grande família.

O Grupo Folclórico Polonês Karolinka foi criado em 22 de fevereiro de 1992, em São Mateus do Sul e se destaca como uma das principais instituições voltadas para a valorização da cultura polonesa no Brasil. A trajetória do Karolinka sempre foi marcada por conquistas e desafios. E foi com perseverança e trabalho voluntário de dançarinos e da diretoria que o grupo conseguiu trilhar novos caminhos para divulgar a cultura polonesa.
O Karolinka conta com um grupo de dança adulto e um infantil. Além disso, desde 2013, o Karolinka integra em suas atividades o Coral, que resgata a tradição musical polonesa e oferece aulas de língua polonesa para a comunidade. Hoje, o grupo conta com 90 participantes, descendentes de poloneses ou não, de diversas faixas etárias. Quando o Karolinka iniciou suas atividades, a Polônia parecia um sonho distante. Hoje o grupo se prepara para realizar a sua primeira Tournée em terras polonesas.

No jantar, haverá também o tradicional desfile com as Lojas Papillon, Suri e o Salão Arte e Beleza. O cardápio incluirá: saladas verdes, maionese, coxa e sobrecoxa assadas, nhoque ao molho sugo e branco, conchiglione com ricota e figo, rondeli de queijo e presento, talharim ao molho funghi, com massas caseiras preparadas por nossa chef Elza Mieczinski e o delicioso nhoque preparado pela chef Bernardina Filipaki Janoski.

Os ingressos estão sendo vendidos nas Lojas Papillon e Suri, no Salão Arte e Beleza, com os integrantes dos grupos Karolinka e Resgate Gaúcho ou pelo WhattsApp (42) 98801-1052. Valores: R$ 40,00 adulto, R$ 20,00 para crianças de 5 a 12 anos e menor de 5 anos não paga.

Patrocínio: Bier Herr Cervejaria Artesanal, Bradesco, CCN Veículos e Ravato Diesel.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus do Sul terá capacitação para combate às drogas
Anderson Nora é eleito presidente da ACIASMS para o exercício 2021-2022
Novos conselheiros tutelares tomam posse nesta quinta (9)