O Rotary Club de São Mateus do Sul – Xisto do Iguaçu, promoverá neste sábado (31), com início às 19h30, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, a VIII Noite de Massas.

Nesta edição o foco é o desenvolvimento da cultura do município, em parceira com o Grupo Folclórico Polonês Karolinka e o Grupo e Família Resgate Gaúcho, que irão se apresentar no evento, o jantar terá parte da renda revertida para projetos dos referidos grupos e outra para aplicação em projetos do Rotary, dentre eles o RYLA (Prêmio Rotário de Liderança Juvenil, Intercâmbio de Jovens, Pólio Plus).

O Grupo e Família Resgate Gaúcho iniciou suas atividades em 22 de agosto de 2015, sob criação e coordenação do Professor Diego José Vaz Popoaski e auxílio da professora Ingrid Wilke Ramos. Hoje em seu quarto ano possui cerca de 120 alunos, na faixa etária de 06 a 18 anos, sendo um projeto totalmente voluntário, e com parceria da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Assistência Social e Centro da Juventude. O projeto tem como objetivo mostrar aos jovens e crianças a beleza da cultura gaúcha, por meio dos costumes, da música, e principalmente da dança, iniciou como um sonho, se tornou projeto, aí formou o curso e hoje é uma grande família.

O Grupo Folclórico Polonês Karolinka foi criado em 22 de fevereiro de 1992, em São Mateus do Sul e se destaca como uma das principais instituições voltadas para a valorização da cultura polonesa no Brasil. A trajetória do Karolinka sempre foi marcada por conquistas e desafios. E foi com perseverança e trabalho voluntário de dançarinos e da diretoria que o grupo conseguiu trilhar novos caminhos para divulgar a cultura polonesa.
O Karolinka conta com um grupo de dança adulto e um infantil. Além disso, desde 2013, o Karolinka integra em suas atividades o Coral, que resgata a tradição musical polonesa e oferece aulas de língua polonesa para a comunidade. Hoje, o grupo conta com 90 participantes, descendentes de poloneses ou não, de diversas faixas etárias. Quando o Karolinka iniciou suas atividades, a Polônia parecia um sonho distante. Hoje o grupo se prepara para realizar a sua primeira Tournée em terras polonesas.

No jantar, haverá também o tradicional desfile com as Lojas Papillon, Suri e o Salão Arte e Beleza. O cardápio incluirá: saladas verdes, maionese, coxa e sobrecoxa assadas, nhoque ao molho sugo e branco, conchiglione com ricota e figo, rondeli de queijo e presento, talharim ao molho funghi, com massas caseiras preparadas por nossa chef Elza Mieczinski e o delicioso nhoque preparado pela chef Bernardina Filipaki Janoski.

Os ingressos estão sendo vendidos nas Lojas Papillon e Suri, no Salão Arte e Beleza, com os integrantes dos grupos Karolinka e Resgate Gaúcho ou pelo WhattsApp (42) 98801-1052. Valores: R$ 40,00 adulto, R$ 20,00 para crianças de 5 a 12 anos e menor de 5 anos não paga.

Patrocínio: Bier Herr Cervejaria Artesanal, Bradesco, CCN Veículos e Ravato Diesel.

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Ordem de Serviço para construção do novo Hospital será assinada na próxima quinta
Antonio Olinto terá missa em posto de combustíveis
São Mateus do Sul recebe destinação de equipamento rodoviário