Os Caminhos do Desenvolvimento

A Capacitação Profissional para uma Era Darwiniana

Se voltarmos no tempo a cerca de cem anos ao menos, iremos constatar que os profissionais da época poderiam passar toda a sua vida útil sem aprender nada novo, fazendo apenas aquilo que aprendeu no início de sua carreira. Atualmente, o mercado é mais complexo e dinâmico, exigindo dos profissionais e das empresas rapidez e eficiência, o que é fruto de uma clientela exigente e esclarecida. A capacitação profissional torna-se essencial na atualidade, tanto sob o aspecto das empresas que muitas vezes encontram dificuldades em encontrar trabalhadores qualificados, tanto sob o ponto de vista dos profissionais que buscam aprimorar seus talentos para garantir a sua empregabilidade, para conquistar uma vaga de emprego ou até mesmo iniciar um empreendimento.

Um termo utilizado por alguns especialistas sugere que estamos vivendo em uma “era darwiniana” no mundo dos negócios, ou seja, só sobrevive quem acredita na capacitação como a principal forma de aumentar os resultados tanto do indivíduo para com a empresa, como da empresa em si. Nas maiores organizações, conceitos como universidades corporativas evoluem cada vez mais e programas de benefícios que incluem subsídios para graduação e pós-graduação são cada vez mais valorizados. Nas de pequeno e médio porte, existe a atuação dos donos ou gerentes realizando a sua capacitação através da busca de cursos dos mais variados temas oferecidos por instituições como SEBRAE e SENAC. Maria Beck, Técnica de Relações com o Mercado do SENAC, comenta que ”diante das crescentes exigências de mercado, a economia brasileira de constantes desafios, em todos os momentos, a educação profissional é indispensável para alavancar a economia e prover com inovação e criatividade novas frentes de trabalho e crescimento profissional e pessoal”. Segundo Maria Beck que também é integrante do NDE – Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo de SMSul – “o investimento em capacitação, qualificação e a busca por um ensino profissionalizante de qualidade despontam como o caminho mais rápido para a inserção no mercado de trabalho. O SENAC São Mateus do Sul, tem como objetivo proporcionar uma formação essencialmente prática e eficaz, levando às empresas e trabalhadores, o subsídio educacional necessário para o aprendizado de uma ocupação e o aprimoramento de competências”, finaliza. E para reforçar a importância do SENAC em nosso município, o Gerente Executivo da Unidade de São Mateus do Sul, Marcos Antonio Batista Filho, destaca que “para desenvolver mais a nossa região, o SENAC oferece nesta Unidade, uma programação diferenciada, com novos cursos e atividades na grade de ensino, que promovem educação profissional de destaque para o aluno, em consonância com um mercado cada vez mais competitivo e desafiador”.

Está mais do que certo de que sobreviver como profissional ou como empresa atualmente, está ligado à importância que se dá ao investimento de tempo e de recursos para se qualificar, seja para buscar novos conhecimentos ou para aprimorar habilidades. Como não são construídas da noite para o dia, somente através de constante aperfeiçoamento e estudo, é que o profissional irá conseguir as ferramentas necessárias para realizar suas atividades diárias com eficiência. Sob um contexto empresarial, existe um consenso de que o termo “mão de obra” está sendo substituído por “cabeças de obra”, ou seja, profissionais altamente capacitados, que assumem responsabilidades, tomam decisões e resolvem situações complexas e inusitadas com rapidez e segurança.

Ingrid Ulbrich
Últimos posts por Ingrid Ulbrich (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Os 7 Pilares do Desenvolvimento
A conexão entre as ideias
As oportunidades ocultas nas di?culdades