Reflexão com Padre Marcelo S. de Lara

A Direção Espiritual

Viver a vida seguindo os caminhos de Deus é a melhor opção para uma vida feliz. Sendo Ele o Criador e Provedor de todas as coisas, nada melhor do que se deixar guiar por Aquele que melhor nos conhece e sabe daquilo que mais precisamos para viver bem.

A Direção Espiritual é um acompanhamento com um líder religioso ou uma pessoa de firme caminhada de fé que nos ajuda a viver a vida dentro dos “trilhos da fé”. A vida dentro dos caminhos propostos por Deus é mais feliz.

Quem dera se todos nós conseguíssemos fazer esta experiência. Nos Seminários e Institutos de Vida Religiosa, os candidatos à vida consagrada sempre fazem esta caminhada. Muitos leigos também pelo mundo a fora procuram Diretores Espirituais para poder à cada tempo fazer este acompanhamento.

A Direção Espiritual consiste em conduzir a pessoa a uma comunhão íntima e profunda com Deus, visando assim para ela, a vivência de uma vida santa.

Este acompanhamento leva o orientando a caminhar na estrada das virtudes humanas e cristãs, a viver a realidade da fé no cotidiano de sua vida, em seus afazeres e relacionamentos.

Contudo, longe de se pensar em fugir de sofrimentos, a Direção Espiritual ajuda a pessoa a viver também a realidade da Cruz como Jesus, Maria, os Santos e Santas viveram. A Direção Espiritual auxilia para que se possa olhar os sofrimentos aos olhos da fé, como provações, purificações, dicas de caminhos não conformes aos projetos de Deus, e também como uma realidade humana que faz parte de nossa existência.

O acompanhamento a uma caminhada de vida espiritual deve abranger a vida toda da pessoa, suas alegrias e tristezas, enfim toda sua dimensão humana, pois a Graça não destrói, mas aperfeiçoa a natureza.

O ideal daquele que busca a Direção é se tornar discípulos de Jesus, imitando sua vida ainda que experimentando a realidade do pecado em sua carne, mas é a luta para estar com sua vida sempre mais próxima de Deus.

Só quem vive a Dimensão Espiritual de forma sadia, consegue passar pela vida de maneira serena diante das tribulações. É a experiência da vida guiada pelo Espírito Santo.

Jesus, Maria e os Santos são nossos mestres nesta escola espiritual. Por isso, fi ca a dica: Tendo você a oportunidade de fazer esta experiência do acompanhamento espiritual como um líder religioso, não a deixe de fazer. Verás como a vida ganhará outro sabor e outro sentido.

Últimos posts por Pe. Marcelo S. de Lara (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Páscoa: celebração da vida em Deus
Gazeta Informativa, mudando para melhor servir
Vocação: Saída de Si Mesmo