Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

A equipe odontológica: Apresentação

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Caro leitor quero te fazer uma pergunta: quem é o profissional responsável pelos cuidados com a saúde bucal da população?

Acredito que você, assim como a maioria das pessoas, pensou no dentista. Pensar na figura do dentista como responsável pelos cuidados bucais da população não está errado, uma vez que é a este profissional que compete a maioria das atividades e funções de reabilitação e cuidados com a boca. No entanto, quero apresentar outros profissionais capacitados e qualificados que – trabalhando juntamente com o dentista – são responsáveis por um atendimento de atenção e qualidade.

A partir desta semana daremos início a uma série de artigos que irá apresentar estes profissionais e explicar um pouco mais sobre as atividades que desempenham, aonde trabalham (ou podem trabalhar), como é a formação, quais instituições fornecem esse curso. Dessa forma, vamos passar a ver a importância da atividade de cada um deles para um atendimento de qualidade.

O ambiente odontológico pode ser variado: consultórios particulares, clínicas, atendimentos nas Unidades de Saúde, Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), atendimento em clínicas escola (como as clínicas de atendimento das Universidades). Independente do local, a equipe odontológica estará lá desempenhando o seu papel. Essa equipe odontológica não é composta somente pelo dentista, os outros profissionais que trabalham em conjunto são: Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), Técnico em Saúde Bucal (TSB) e o Técnico em Prótese Dentária.

Na Estratégia Saúde da Família, a equipe de saúde bucal (ESB) é dividida em duas modalidades: A ESB modalidade I (composta pelo cirurgião-dentista e pelo auxiliar em saúde bucal) e a ESB modalidade II (composta pelo cirurgião-dentista, pelo auxiliar em saúde bucal e pelo técnico em saúde bucal).

É importante lembrar que o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) era chamado antigamente de auxiliar de consultório dentário e o Técnico em Saúde Bucal (TSB) era chamado de técnico em higiene dental.

Espero que com essa apresentação inicial eu possa ter despertado a sua curiosidade para a coluna da próxima semana, na qual conheceremos um pouquinho mais sobre a profissão do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), sua função, como é o ambiente de trabalho, aonde procurar por essa formação. Até a próxima coluna, uma semana cheia de sorrisos a todos!

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Conhecendo a misteriosa Língua Geográfica
A importância da proteção solar labial
A importância do Dente de Leite