Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

A equipe odontológica: Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)

Imagem Ilustrativa

Amigo leitor, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), que antigamente era conhecido como auxiliar de consultório odontológico. Esses profissionais são fundamentais na rotina diária do dentista, dos consultórios, clínicas e serviços públicos.

A profissão de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é exercida há muito tempo, no entanto tinha outro nome, como mencionei ali em cima. Esta profissão só foi regulamentada pela Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008.

Quais são as principais atividades que o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode realizar?
Primeiramente, é importante lembrar que o ASB deve realizar suas atividades sempre sob a supervisão do dentista ou do Técnico em Saúde Bucal (TSB). Entre as atividades que ele irá realizar podemos citar: organizar e executar atividades de higiene bucal, preparar o paciente para atendimento, auxiliar e instrumentar o dentista, manipular os materiais odontológicos, realizar o acolhimento do paciente, desenvolver ações de promoção de saúde bucal, entre outras.

Quais atividades o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) não pode realizar?
Exercer atividade de forma autônoma sem supervisão do dentista ou do Técnico em Saúde Bucal (TSB), realizar procedimentos que competem somente ao dentista e fazer propagandas de seus serviços em revistas, jornais e folhetos.

Aonde o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode trabalhar?
Os principais locais de trabalho são consultórios odontológicos particulares, clínicas odontológicas e serviços na área pública (Unidades de Saúde e CEO). É importante lembrar que existem muitos concursos públicos que abrem vagas para Auxiliar de Saúde Bucal, geralmente concursos a nível municipal em diferentes cidades.

Você se interessou pela profissão?
Existem muitas instituições que são capacitadas para formação desses profissionais. O curso tem como objetivo preparar, com conteúdos teóricos e práticos, o aluno para desempenhar as atividades. Os cursos de formação são direcionados aos profissionais que já trabalham como auxiliares de consultório odontológico, porém, ainda não tem a formação. No entanto, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha interesse na área odontológica. Dependendo da instituição o curso pode durar de seis meses a um ano.

Instituições como o Senac e algumas Universidades e Escolas Técnicas estão capacitadas para formas esses profissionais.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa profissão? Valorize esse profissional, ele é fundamental para um atendimento de qualidade.

Até a próxima semana.

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Dente do Siso: Conhecendo um pouco mais
A equipe odontológica: Técnico em Saúde Bucal (TSB)
Xerostomia: Você sabe o que é?