Administração e Negócios

A hierarquia das necessidades

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Toda empresa é formada por pessoas, que na verdade sempre possuem alguma necessidade a ser suprida, seja pessoal ou profissional. Conhecer a estrutura dessas necessidades permite muitas vezes compreender o comportamento humano, facilitando assim muitos ajustes no ambiente empresarial.

Quando surge uma necessidade, o ser humano passa a ter uma motivação para realiza-la. Foi então que o psicólogo americano Abraham Maslow propôs a ideia de colocar as necessidades em um esquema hierárquico, onde vão progredindo com o passar do tempo em cada indivíduo.

1 NECESSIDADES FISIOLÓGICAS: Compõem a base da pirâmide hierárquica e são aquelas provenientes do ser biológico, e representam as necessidades de se manter vivo, de respirar, de se alimentar, beber, dormir, etc.

2 NECESSIDADES DE SEGURANÇA: Envolve as necessidades de se sentir seguro, sem perigos. Como exemplo, ter uma casa e proporcionar um lar para a família, um emprego, segurança, etc. No trabalho, são as necessidades de estabilidade, boa remuneração, condições que permitam segurança nas atividades, entre outras.

3 NECESSIDADES SOCIAIS: Aqui o indivíduo possui a necessidade de manter boas relações humanas, se sentindo parte de um grupo ou da sociedade. Ser membro de um clube ou participar de eventos culturais são exemplos desse nível. No trabalho, reflete a necessidade de conquistar e manter amizades e boas relações.

4 NECESSIDADES DE ESTIMA: Este nível pode ser divido em dois, a necessidade de autoestima, que provem do próprio reconhecimento de nossas capacidades, e também a necessidade de ter o reconhecimento de outras pessoas. É a necessidade de se sentir digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento.

5 NECESSIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO: É a necessidade de estar no topo, é querer algo e conseguir fazer, é ter autonomia de ação, independência, autocontrole e poder de influência nas decisões.

De acordo com a teoria, para alcançar uma nova etapa, a anterior deve estar satisfeita, pelo menos parcialmente. Isso ocorre porque, quando uma necessidade está suprida ela deixa de ser o elemento motivador do comportamento humano, fazendo com que outra necessidade tenha destaque.

Ademais, a cada transição, o ser humano possui também necessidades de conhecer e entender, tanto as pessoas, como também a natureza das coisas. E também existem as necessidades de satisfação estética, que fazem com que o ser esteja em harmonia com os padrões de beleza vigente.

E até parece engraçado, mas atualmente muitos consideram o acesso à internet como uma necessidade moderna. Isso porque esse acesso deixou de ser um luxo, e trouxe ampla facilidade e agilidade na interação entre as pessoas.

Um fato sobre as necessidades, é que elas se manifestam de acordo com cada indivíduo, fazendo com que ele tenha motivação por aquelas que considera de maior importância em um determinado momento da sua vida.

Nos encontramos na próxima edição! Bons Negócios.

Últimos posts por Eleandro Soares (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Organograma: Estrutura Empresarial
A importância de analisar (matematicamente) os resultados
O minério de ferro e a informação