Arquitetura, Urbanismo e Design

A importância da orientação solar na arquitetura

Um grande fator a ser considerado quando se vai construir é a orientação solar. O projeto arquitetônico deve se adaptar dentro do possível para tirar vantagem em relação ao sol, de acordo com a posição geográfica em que a construção estará localizada.

Aqui no hemisfério sul, a face norte é a que recebe a maior incidência de sol durante o dia e a face sul é a que menos recebe sol, a face leste recebe o sol da manhã e a oeste o sol da tarde. Tendo isso como base, o profissional capacitado definirá da melhor maneira possível a localização de cada ambiente dentro da edificação, suas aberturas, elementos para proteção como brises e marquises, tirando proveito das posições mais privilegiadas.

Na face oeste, onde incide o sol da tarde podemos posicionar os ambientes de pequena e média permanência, pois essa face faz com que os ambientes esquentem bastante, já para a face leste é interessante posicionar os quartos e varandas, pois é a face que recebe o sol da manhã, mantendo assim, temperaturas agradáveis. Devemos tomar cuidado com a face sul, pois ela recebe muita pouca incidência do sol e isso faz com os ambientes possam se tornar mais úmidos.

Um projeto bem elaborado que atende essas orientações solares, de acordo com a posição do terreno, árvores e edificações vizinhas tornará sua construção eficiente, fazendo o proprietário poupar dinheiro com iluminação, uso de ar-condicionado e com todos os outros fatores que um projeto de má qualidade pode trazer.

Por isso é muito importante buscar profissionais capacitados para desenvolver o seu projeto. O arquiteto é o profissional mais indicado, pois ao longo dos seus 5 anos de estudos, aprende as melhores maneiras de setorização, posição de ambientes e de como tirar proveito da orientação solar, com base na sua localização. Elaborar um projeto com uma pessoa leiga, não capacitada, pode render sérios problemas ao projeto depois de pronto, aumentando o custo de manutenção e até mesmo necessitando futuramente de uma reforma para tentar amenizar os problemas.

Fonte: dtabach.

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Arborização Urbana – Uma das maneiras para amenizar o calor!
Piso podotátil
Reforma residencial – Dicas e planejamento