Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

A importância da proteção solar labial

Imagem Ilustrativa

Em dias de verão é comum ouvirmos falar a respeito da importância da proteção solar para manter a saúde e integridade da pele e prevenir o desenvolvimento de doenças, como câncer de pele. No entanto, na maioria das vezes, acabamos esquecendo – ou dando menos importância – para a proteção solar labial.

A pele dos lábios é muito sensível e quando exposta a calor ou frio em excesso pode apresentar ressecamento, rachaduras e até mesmo lesões (feridas). Existem diversas doenças bucais relacionadas à exposição solar prolongada como, por exemplo, queilite actinica e herpes simples bucal. A queilite actínica é uma lesão com potencial de transformação maligna (câncer), que se caracteriza por elevação do lábio, alterações na cor e na elasticidade e, em alguns casos, erosões (feridas que não cicatrizam). Já o herpes simples é causado por um vírus (HSV-1) e, embora a maioria da população seja portadora desse vírus, somente algumas pessoas manifestam a doença. Ela causa ardência e coceira na região dos lábios, seguido por formação de bolhas que se rompem e formam uma crosta que cicatriza. Embora o herpes simples não seja causado pela exposição solar, passar horas sem a proteção labial adequada pode contribuir para o seu aparecimento.

Por esse motivo a proteção solar labial é muito importante, não somente no verão, mas em todos os períodos do ano – especialmente para pessoas que trabalham rotineiramente expostas ao sol como, por exemplo, agricultores. A proteção solar pode ser feita com produtos específicos, de várias marcas e fatores de proteção, que são encontrados em farmácias e supermercados. É preciso estar atento e ver no rótulo a indicação com a proteção solar. Vale lembrar que a conhecida manteiga de cacau não é um produto de proteção, mas sim um hidratante labial. Além do uso de protetor solar labial outra medida simples e eficiente é o uso de chapéu e bonés.

Caso você apresente alguma ferida que não cicatriza na região dos lábios é importante procurar um profissional para uma avaliação.

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Lábio Leporino
A equipe odontológica: Apresentação
A equipe odontológica: Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)