Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

A importância do aleitamento materno

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Amanhã, dia 10 de maio é dia de comemorar o Dia das Mães, pensando nisso essa coluna é especial pras mamães e traz um assunto muito importante: a relação do aleitamento materno para o desenvolvimento da face e dentes do bebê.

Já conhecemos a importância do aleitamento para o desenvolvimento infantil, isso porque ele oferece benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais. O leite materno é reconhecido como o alimento adequado para a criança nos primeiros meses de vida, não só pela disponibilidade de nutrientes como também pela capacidade de proteger a criança de doenças.

Mas qual seria a importância do aleitamento materno na odontologia? Devemos pensar que o seio materno funciona como um aparelho ortodôntico natural. Isso mesmo! Quando o bebê se alimenta ele coloca a língua na posição correta dentro da boca e desenvolve o padrão de respiração nasal, além disso, no momento da sucção do leite as arcadas dentárias, bochechas e língua se movimentam corretamente e toda a parte muscular se desenvolve adequadamente.

Assim, observamos que o aleitamento materno está relacionado com o correto desenvolvimento da sucção (ato de sugar o leite do seio materno), deglutição (ato de engolir) e respiração. Quando o bebê nasce a maxila e a mandíbula precisam de estímulos para se desenvolver e realizar as suas funções, estímulo que é conseguido através da amamentação.

Esperamos aproximadamente 24 meses para que todos os dentes de leite se posicionem na boca da criança, período semelhante ao que a criança deve ser amamentada. A erupção do primeiro dentinho de leite, por volta dos seis meses de vida, indica o fim da alimentação exclusiva através do aleitamento materno – momento no qual devemos introduzir outros alimentos.

A criança terá 20 dentes de leite que futuramente serão substituídos por 32 dentes permanentes durante o crescimento. Para que esses dentes tenham espaço na arcada é fundamental a amamentação. Um fato curioso é que a maioria das crianças que mamaram no seio por tempo inadequado apresenta pouco desenvolvimento das arcadas dentárias e como consequência não possuem espaços para o nascimento dos dentes.

Amamentar hoje é pensar no futuro, além de um ato de carinho, contribui para o desenvolvimento da criança em diferentes aspectos.

REFERÊNCIAS:
http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquivobrasileirodontologia/article/viewFile/1265/1327
http://www.telessaude.uft.edu.br/images/artigos/aleitamento_4dia_01.pdf

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Da estética ao exagero
Medicamentos Fitoterápicos na Odontologia
Medo de Dentista