Arquitetura, Urbanismo e Design

A importância do projeto arquitetônico

 

Na semana passada comecei falando sobre o projeto arquitetônico e suas etapas, citei que é através do projeto de arquitetura que o arquiteto materializa a ideia do espaço.

O projeto arquitetônico é de fundamental importância, pois, através de um projeto de qualidade você terá ambientes bem projetados, dimensionados de maneira correta e que atendam às suas necessidades, evitando assim, desperdício de área. Também terá uma boa ventilação, as aberturas serão dimensionas e posicionadas de maneira adequada. Através do estudo da orientação solar, seu projeto se tornará econômico, pois, irá economizar iluminação artificial, e resultará em conforto e bem estar.

O projeto arquitetônico é o primeiro a ser realizado, é através dele que serão realizados os demais projetos, como, o projeto estrutural, os projetos complementares (projeto elétrico, hidráulico, telefônico, etc.), projeto de interiores e paisagismo.

Estima-se que o preço do projeto arquitetônico custa em média 5% do valor da obra. Um projeto de qualidade o fará poupar dinheiro, pois utilizará do partido do seu terreno para realizar a obra, reduzindo custos com aterros ou cortes no terreno (terraplanagem), determinará quantidade e especificações de materiais necessários para a realização da obra, reduzirá os riscos com erros de setorização de ambientes, localização de sanitários, quantidade de tomadas, iluminação artificial, excesso de corredores, falta de iluminação e ventilação natural, entre outros erros comuns, evitando futuras reformas e demolições para consertar erros ou falta de itens necessários. Levando isso em consideração, o valor citado acima, se torna extremamente baixo, além de tornar a sua obra extremamente valorizada.

Em geral o projeto arquitetônico é a principal forma de se obter construções harmoniosas que conciliem forma e função, é a ligação direta entre a ideia do cliente e a realidade do que se deseja construir, alia aspectos técnicos, de estética, conforto, salubridade, segurança, beleza, custos e aspectos legais. Otimiza os espaços, atendendo assim todas as necessidades do cliente.

Nesta edição abordei um pouco sobre a importância do projeto arquitetônico. Até a próxima edição!

Arq. Rafael Ribacz Ramos
E-mail: contato@ribacz.arq.br
Site: www.ribacz.arq.br
WhatsApp / Fone: (42) 8816-8104

Rafael Ribacz Ramos

Rafael é formado em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário de União da Vitória - UNIUV. Além de atuar na área de arquitetura e urbanismo, também ministra diversos cursos na área de informática e tem como hobbies o web design (criação de sites) e as artes gráficas. WhatsApp: (42) 8816-8104. E-mail: contato@ribacz.arq.br

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU
Lâmpadas – Tipos e diferenças
Revestimento de painéis compostos de alumínio – ACM