O Ginásio Municipal Olívio Wolff do Amaral (Polacão) encontra-se fechado. Ele seria o principal palco das atividades esportivas que ocorreriam no município. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

A pandemia global do Covid-19 afetou a vida e a execução de diversas atividades que eram comuns aos seres humanos. É um momento de resguardo, no qual a realização de algumas práticas deve ser reavaliada perante à situação de espalhamento do vírus. As atividades esportivas estão dento desse espectro, pois sua concretização envolve a prática coletiva e também a aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Confira abaixo qual é a situação das principais competições esportivas que seriam realizadas em São Mateus do Sul.

Jogos Escolares

Seguindo decreto emitido pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Educação e do Esporte (SEED), os Jogos Escolares foram cancelados no estado inteiro. De acordo com a Superintendência Geral do Esporte, todas as etapas dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), sejam municipais, regionais ou estaduais estão canceladas no ano de 2020. Segundo Cristiano D’el Rei, diretor de esportes da Secretaria, o reforço nas ações governamentais para conter a pandemia de Covid-19 impactou em uma série de eventos. “Como as escolas estão fechadas sem previsão de retorno e os Jogos Escolares seriam a primeira competição a ser realizada, tomamos essa decisão”, declarou ele.

O Campeonato Municipal de Futebol de Salão

De acordo com informações prestadas por Carlos Eduardo de Oliveira, professor na rede da SEED e colaborador na Secretaria de Esportes do município, a primeira fase do torneio foi concretizada antes da paralisação das atividades esportivas em nossa cidade. “Na primeira fase da competição masculina, 32 equipes jogaram entre si, o que culminou com a classificação de 16 equipes para a Série Prata e 16 equipes para a Série Ouro. No início dessa segunda fase, surgiu a questão da pandemia. Seguindo as determinações estaduais, nosso município optou por paralisar a competição”, comentou ele.

A praça do Ginásio Municipal Polacão também oferece outras possibilidades esportivas que seguem suspensas,
como a prática do vôlei e do atletismo.

O professor Carlos também destacou a importância desse tipo de decisão. “Quando praticamos uma atividade física, o sistema cardiorrespiratório é utilizado numa intensidade maior, o que aumenta as trocas gasosas do indivíduo. Isso aumenta o risco de uma eventual transmissão de doenças ou daquilo que fica suspenso no ar”, destacou Carlos.

O São Mateus Futsal

A equipe de futsal são-mateuense também teve suas atividades afetadas pela pandemia do Covid-19. De acordo com o professor Carlos, todas as atividades do Campeonato Paranaense de Futsal e suas diversas categorias (base, adultos, masculino e feminina) seguiram o decreto do Governo do Estado, que paralisou as competições. “Em breve será realizada uma reunião online, onde os representantes da Federação irão prestar maiores esclarecimentos sobre o prosseguimento da situação”, ressaltou o professor.

Os atletas do São Mateus Futsal continuam sendo preparados, mesmo que de maneira remota para manter o condicionamento físico. “Os jogadores estão realizando acompanhamento com o fisioterapeuta da equipe, 3 vezes por semana. Estamos utilizando aplicativos e uma rotina individual de exercícios para os atletas, a fim de que eles se mantenham ativos enquanto as competições estão paralisadas”, pontuou Carlos.

A situação das escolinhas de futebol e futsal do município

A paralisação das atividades coletivas afetou também a área das escolas de futebol e futsal do município, que atuam na formação de jovens atletas e cidadãos. De acordo com o Professor Luiz Carlos Ferreira Lopes, da Escola de Futebol do Independente, as atividades foram paralisadas no dia 19 de março. “Desde essa data os treinamentos estão sendo transmitidos aos alunos através do WhatsApp. Fizemos um plano de ação para retomada das nossas atividades, que foi aprovado pelo Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) e hoje encontra-se em análise para a liberação da prefeitura”, concluiu Luiz Carlos.

As atividades coletivas em parques e academias ao ar livre também não estão permitidas.

O professor Cristian Ferreira conduz as atividades do Centro de Treinamento Ouro Verde, na modalidade futebol de salão (futsal). De acordo com ele, o trabalho é realizado com aproximadamente 70 famílias, com o objetivo de atender meninas e meninos da nossa cidade. “A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de muitas pessoas. Nós da área da Educação Física também precisamos nos adaptar a essa realidade, portanto a solução foi manter uma rotina de atividades físicas que enviamos aos nossos atletas e eles realizam em casa. Apesar do isolamento social, a manutenção desses esforços é muito importante para a saúde. Estamos trabalhando em cima de um plano de medidas para retomar as atividades, que posteriormente será enviado para a aprovação da Prefeitura Municipal”, afirmou ele.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus Futsal jogará em Ponta Grossa no sábado (11)
Inscrições para o Campeonato SMETUR 2018 estão abertas
Jovem futebolista são-mateuense assina contrato com equipe de Barcelona, na Espanha