Especial

A partir de 2019, São Mateus do Sul terá a Semana Municipal do Idoso

Para Antonina Wisniewiski Pavowski, de 83 anos, o segredo para uma vida cheia de entusiasmo é o amor que recebe de sua família. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

O projeto de lei, de autoria do vereador Jackson Machado, que institui a Semana Municipal do Idoso em São Mateus do Sul foi aprovado, e tem como objetivo conscientizar toda a população sobre a importância do idoso e sua valorização na sociedade. “Infelizmente há muitos casos de abandono familiar e uma ausência de políticas públicas para preservar a dignidade da pessoa idosa, e esse projeto vem para sanar isso”, explica o vereador.

A semana iniciará no dia 25 de setembro, finalizando no Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. Segundo o idealizador do projeto, serão realizadas palestras, atividades físicas e mentais, fortalecimento de união entre a família e idoso, e a sensibilização dos diversos segmentos da sociedade sobre o papel do idoso no município. “Em minha opinião é o abandono familiar que a justiça muitas vezes precisa intervir. Também existe a ausência de palestras motivacionais que falam da real importância do idoso. O projeto foi criado para ressaltar sobre esses importantes temas”, explica.

Essa relação de reconhecer a vida dos idosos será realçada durante toda a semana, pois as suas experiências e feitos no município serão transmitidas a nova geração são-mateuense, que poderá participar das atividades que serão desenvolvidas.

Para Antonina Wisniewiski Pavowski, de 83 anos, o segredo para sua vitalidade é o amor de sua família. Participante assídua do grupo Reencontrando Amigos, da terceira idade, ela afirma que adora realizar atividades diferenciadas, que valorizem a importância do idoso no dia a dia. “Gostei muito da ideia dessa semana, pois as atividades vão incentivar ainda mais as nossas vidas do ontem, do hoje e do amanhã no município”, opina.

A Semana trará a valorização do idoso são-mateuense para as novas gerações. O são-mateuense Rivadávia Ferreira dos Santos, de 84 anos apoia essas atividades que pensam no próximo.

Rivadávia Ferreira dos Santos, de 84 anos, já foi vereador do município e participou de diversas atividades que colaboraram para São Mateus do Sul. Um dos sócios fundadores do Clube do Bolinha, que integra são-mateuenses de todas as idades, ele afirma que sempre gostou de colaborar com os locais que incentivam o trabalho pensando no próximo. “Essa Semana do Idoso será muito importante para nos valorizarmos ainda mais”, diz.

Vale a pena salientar que os processos legais para a construção de uma instituição de longa permanência para idosos no município já estão bem avançados. De acordo com a Câmara de Vereadores, a entidade privada já está com a formalização jurídica do local, necessitando apenas das questões administrativas para o recebimento da doação do terreno. As instituições de longa permanência são locais de acolhimento em regime integral, previstas na proteção social especial de alta complexidade. Elas atendem idosos em situação de abandono ou negligência, em caso de suspensão temporária ou quebra de vínculo familiar e comunitário. O projeto de construção do local foi proposto em maio desse ano.

O idealizador da semana reforça que a população são-mateuense deve valorizar o idoso, pois suas experiências vividas no decurso do tempo, como a sabedoria e o aprendizado, vem somar como importante legado para a nova geração. “Como pai sempre ensinei meus filhos a respeitar os idosos começando pela minha casa onde meus avós, bisavós são alicerces em minha jornada, em que nos momentos de fraqueza sempre procurei por eles para me aconselhar e saber encarar os desafios que a vida me proporciona. Esse projeto é um pouco do que posso contribuir para esse importante segmento da sociedade”, garante.

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, datada de 1º de outubro de 2003, o artigo 10 afirma que: “é obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis”. Ou seja, cada pessoa idosa de nosso país merece e deve possuir os seus direitos prescritos por lei.

A equipe da Gazeta Informativa acompanhará como serão os eventos organizados na Semana do Idoso de 2019 em São Mateus do Sul.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Cleverson Daniel em dose dupla
O Dia do Jornalista e a missão de informar
Policiais militares são-mateuenses recebem carta de agradecimento de vítima de depressão