Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

A polêmica da Cúrcuma

 

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Há algumas semanas pudemos observar, nas redes sociais, uma polêmica envolvendo a apresentadora do GNT Bela Gil. Essa polêmica começou após a apresentadora publicar em uma rede social a seguinte frase: “Cúrcuma para escovar os dentes! Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)!!! Anti-séptica, antibiótica, anti-inflamatória, 100% natural e sem efeito colateral (a não ser as manchas amarelas na escova e na toalha de rosto)”.

A partir desse comentário dentistas e leigos no assunto começaram a expressar suas opiniões a respeito da “dica” da apresentadora. Mas afinal, o que é a cúrcuma? O açafrão da Índia (Curcuma longa L.), pertencente à família Zingiberacea. Além de sua substância corante – a curcumina, contém óleos essenciais de excelentes qualidades técnicas e organolépticas, com características antioxidante e antimicrobiana, que juntos possibilitam estender sua utilização aos mercados de perfumaria, medicinal, têxtil, condimentar e alimentício.

A apresentadora alegou que o objetivo da publicação era alertar a população sobre os perigos do flúor presentes nos cremes dentais. Imediatamente o CFO (Conselho Federal de Odontologia) se manifestou a respeito de determinada publicação: “A gente sabe que há muita desinformação circulando na internet. De receitas caseiras para clareamento até produtos alternativos para a escovação dos dentes, há todo um universo de sugestões duvidosas, sem qualquer comprovação científica, que chegam até você. Mas a verdade é que substituir os cremes dentais tradicionais por produtos cuja eficácia e segurança não foram adequadamente testadas pode causar prejuízos à sua saúde de um modo geral. Por isso, é sempre bom lembrar: quando o assunto for saúde bucal, consulte um Cirurgião Dentista registrado no CRO/CFO”.

Afinal, o que precisamos saber em relação a essa polêmica? É importante ficar atento porque todos os produtos utilizados em cremes dentais são pesquisados e testados por um longo período de tempo para assegurar a sua eficácia e segurança de uso. Além disso, a opção proposta pela apresentadora não foi pesquisada e nem testada na odontologia, ou seja, não existe comprovação científica da eficácia, da segurança e dos riscos de utilizar a Cúrcuma em longo prazo.

Lembre-se: os flúores presentes nas pastas de dente ajudam a prevenir a cárie. Caso tenha dúvidas, converse com o seu dentista.

Encerro a coluna de hoje com um alerta não somente para a área da odontologia, mas para todas as áreas da saúde em geral. Nas redes sociais existem muitas receitas milagrosas, saudáveis, com componentes naturais. Porém, procure evidências científicas para confirmar a eficácia e segurança de determinada “receita milagrosa”. Produtos “naturais”, plantas medicinais

também podem trazer riscos a saúde quando consumidas de forma errada e em excesso.

Coloque sua saúde em primeiro lugar, não é porque uma celebridade ou referência na mídia usa que vai dar certo pra você!

Até a próxima semana.

LEIA MAIS EM:

A fluoretação da água de abastecimento público e seus benefícios no controle da cárie dentária – cinqüenta anos no Brasil: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v12n4/24.pdf

Cúrcuma: Planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais:
http://www.scielo.br/pdf/cr/v30n1/a28v30n1

O que é flúor?:
http://www.colgate.com.br/app/CP/BR/OC/Information/Articles/Oral-and-Dental-Health-Basics/Checkups-and-Dental-Procedures/Fluoride/article/What-is-Fluoride.cvsp

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
(Foto: Divulgação)
A escolha da escova correta
Lábio Leporino
A importância da proteção solar labial