Máquina do Tempo

A Polônia Medieval – batalhas, castelos e dragões! Parte I

Miecislau I da Polônia (Imagem Ilustrativa)

A história do período medieval desperta o interesse no imaginário coletivo. Seus personagens, dragões, cavaleiros e donzelas, magos e bruxas, reis e rainhas, princesas e príncipes, além de habitarem a própria história, alimentam as produções literárias, cinematográficas e televisivas dos dias atuais. É lógico que, todas essas adaptações não correspondem exatamente à história ocorrida. Mas nem precisam. Como eu sempre digo, tais produções, são produtos da indústria cultural, e como mercado, sua intenção é o entretenimento e o lazer do consumidor, e não necessariamente uma aula de história. O compromisso histórico, fica por nossa conta, dos historiadores.

Contudo, é muito bom ver uma série, ou filme, que consegue aliar elementos históricos fidedignos com um belo roteiro recheado de personagens interessantes. Confesso que, gosto muito de produções como Game of Thrones e Senhor dos Anéis.

Quando se trata da história da Polônia, pelo menos aqui, no Brasil, falamos muito do período da imigração, quando os poloneses chegam e se instalam em locais como São Mateus do Sul para fundar suas colônias. Esquecemos, porém, que a terra de nossos antepassados, possui uma história milenar, cheia de folclore e cultura!

Tudo começou quando uma colega de faculdade esteve de férias por lá, e no seu retorno, fiquei encantadíssima com os relatos sobre os pontos turísticos que ela visitou; museus, sítios arqueológicos e igrejas que datam até 800 anos! Em janeiro deste ano, resolvi fazer um curso de férias sobre o idioma e a cultura polonesa, nele, também entrei em contato com elementos interessantíssimos dessa parte da história polonesa, os quais, vou relatar em duas colunas especiais, recheadíssimas de história!

Primeiro, vamos desmistificar a ideia de que a Idade Média foi a “Idade das Trevas”. Não, não foi. Esse conceito foi cunhado pelos Iluministas afim de legitimar seu próprio período histórico, que veio depois da Idade Média. O conceito medieval, portanto, se tornou pejorativo, quando na verdade, esse foi um período multicultural e heterogêneo.

Você sabia que foi durante a Idade Média que se inventou o livro e as universidades? Pois é, o domínio da igreja não foi hegemônico em todos os momentos do medievo, afinal, são 1000 anos de história! Na Polônia, o período medieval começa no final do século V com a conversão dos povos que praticavam o paganismo, ao cristianismo. Convertido a fé cristã, o duque da Polônia, Miecislau I – Mieszko em polonês – (960-992 d.C) da dinastia Piast, unificou os territórios da Mazóvia, Pomerânia, Gdansk, Silésia e Breslávia, que mais tarde se tornaria o Reino Polonês, governado por seu filho, Boleslau I, o Bravo (967-1025 a.C).

A história das dinastias polonesas na Idade Média é cheia de disputas e lutas épicas, vou contar um pouquinho melhor a respeito disso na próxima coluna, onde também trarei o mito de fundação da Cracóvia, que está ligado ao milenar castelo de Wawel, e, adivinha? A um furioso dragão! Ficou curioso? Então não perca a próxima viagem!

Jéssica Kotrik Reis Franco
Últimos posts por Jéssica Kotrik Reis Franco (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A história do amor pela matemática e pela educação
A história dos rótulos de Erva-Mate
Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHGSMS) comemora 3º aniversário