A primavera inicia oficialmente no dia 22 de setembro, e o tempo das flores pode colaborar para inúmeros problemas respiratórios, como rinites e alergias. Crises de espirro, olhos lacrimejando e dores de cabeça são alguns dos sintomas provocados nessa época de estiagem. Mas o que fazer para amenizar esses incômodos? O médico otorrinolaringologista, Lucca Policeno Paulin, que atende na Piccinin Clínicas Integradas, repassa algumas dicas para esse período do ano.

“O inverno com o tempo seco e frio e a primavera com a polinização, são as épocas em que as rinites, principalmente de otigem alérgica, se manifestam com maior intensidade”, explica o especialista. Cuidados de higiene ambiental como manter a casa arejada e limpa podem colaborar com a melhora, pois diminuirão o acúmulo de ácaros no local. “Trocar com regularidade colchões e travesseiros e a utilização de capas anti-ácaros, além de evitar cortinas com tecidos pesados e tapetes no quarto em que irá dormir podem colaborar.”

Outra dica repassada pelo especialista são os cuidados com os animais domésticos, pois algumas pessoas possuem tendência à alergias. “Evitar que os animais de estimação entrem no quarto que a pessoa dorme também pode ser uma recomendação útil para alguns pacientes que tem sensibilidade à pelos de animais”, informa. O acompanhamento médico também é fundamental para diagnóstico correto e acompanhamento caso a caso.

A função do otorrino

Lucca nasceu na cidade de Curitiba mas passou a infância e adolescência em São Mateus do Sul. A paixão pela medicina vem desde criança, e a especialidade em otorrino abriu oportunidades para o profissional.

O médio explica que o otorrinolaringolista atua nas afecções do nariz, seios da face, ouvidos, garganta além de lesões em cabeça e pescoço. O médico otorrino faz o diagnóstico dessas doenças e propõe seu tratamento, que pode ser um tratamento clínico com consultas, acompanhamento/medicamentos ou também tratamento cirúrgico e reabilitação dependendo dos casos.

“É uma área de grande abrangência com possibilidade de realização de consultas e procedimentos que vão desde problemas triviais e comuns – como crises de rinite ou infecções de vias aéreas superiores – até casos complexos como tumores e lesões graves. Além de ser uma especialidade muito resolutiva na maior parte das vezes”, esclarece.

O médico atende mensalmente na Piccinin Clínicas Integradas. O agendamento de suas consultas podem ser feitas na Clínica localizada na Rua João Bettega 1321, com a Rua Eduarda Sprada, 885, Centro de São Mateus do Sul. Contato nos telefones (42) 3532-2309; 3532-4007 e 98877-0770. Horário de atendimento, de segunda à sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 18h30.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Epidemia de infecção viral preocupa pais em São Mateus do Sul
Audiência Pública marca o início do processo de construção do tão esperado novo hospital
Quase 3 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em São Mateus do Sul

Deixe seu comentário

*