Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

A saúde bucal da gestante: cuidado de mãe para filho

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

A gravidez é um período único na vida da mulher, no qual o organismo passa por diversas mudanças, inclusive no que diz respeito à saúde bucal. Esse período é repleto de ansiedade, momentos de nervosismo – isso porque a mamãe está completamente envolvida com a saúde do seu bebê. Além disso, há alterações hormonais, variação na pressão arterial, enjoo e uma vasta lista de mudanças que serão observadas ao longo dos meses.

Quero apresentar aqui algumas informações válidas que irão auxiliar a mamãe durante o período gestacional, além de esclarecer alguns mitos que se originaram ao longo dos anos.

Primeiramente é importante a mamãe saber que não deve descuidar da higiene bucal durante a gravidez, muitas mamães acabam “esquecendo” de manter uma boa higiene bucal por estarem envolvidas com o bebê. Os problemas bucais da mãe como, infecções dentárias não tratadas, podem afetar a futura dentição da criança. Dessa forma, é importante que a grávida esteja com a saúde bucal em ordem e visite o dentista regularmente. Isso mesmo! A gestante pode e deve visitar o dentista. O segundo trimestre gestacional é considerado o período ideal para procedimentos odontológicos, no entanto, casos de dor e urgência devem ser encaminhados ao dentista independente da fase da gestação.

Um mito criado é que a gravidez ocasiona cárie e problemas periodontais (gengivite e periodontite), o que ocorre na realidade, é uma mudança dos hábitos alimentares da gestante, associado a isso, muitas mamães sentem enjoos frequentes o que faz com que a mulher reduza as escovações aumentando, por consequência, a placa bacteriana na boca e, somado a isso, temos as alterações hormonais. Essas mudanças de hábitos, mudanças hormonais e descuido com a higiene é que podem levar ao aparecimento de cáries no período gestacional e a doenças do periodonto.

A dica é: visite regularmente o seu dentista para manter a boca saudável, aproveite para tirar dúvidas sobre os cuidados com a saúde bucal do futuro bebe. Além disso, mantenha uma adequada higiene bucal: escove os dentes regularmente, não se esqueça de escovar a língua e use fio dental. Os hábitos que você tem deverão ser passados ao seu filho futuramente. Daqui nove meses um novo sorriso chegará para completar a sua vida!

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Conhecendo a misteriosa Língua Geográfica
A equipe odontológica: Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)
Use Fio Dental