
No artigo dessa semana embarcaremos em uma viagem totalmente diferente. Vamos conhecer um lugar que está no topo da minha lista de “Países Para Visitar No Futuro”. Uma terra regada a mitologia que faz com que a realidade se transforme em um conto de fadas. Hoje vamos para a Islândia: a Terra do Fogo e Gelo!
Além do futebol, a Copa do Mundo também nos traz um pouco do conhecimento cultural dos países participantes, conferindo assim, a parte histórica de cada um deles. Participando de sua primeira Copa, a Islândia ganhou os olhos de muitas pessoas para seu valor turístico, exótico e ambiental.
Se tornando manchete em noticiários, a pequena ilha de 103.000 quilômetros quadrados localizada próximo ao Círculo Polar Ártico, proporcionou para todo o resto do mundo a vontade de explorar de perto a sua realidade.
Conheci o país há alguns anos em um programa de podcast (plataforma de comunicação por áudio). Ouvindo a narrativa sobre sua história, fui levada a pesquisar ainda mais sobre esse lugar mágico, e como é de praxe, encontrei alguns artigos e imagens do país no Google, e voilà: as peculiaridades da Islândia realmente chamam a atenção.
Situado no meio de duas placas tectônicas (a Norte-americana e a Euroasiática), o país é conhecido pela grande quantidade de vulcões devido a sua localização. Por se encontrar nas proximidades do Círculo Polar Ártico, a temperatura não passa dos 15ºC, trazendo com isso seu apelido de “Terra do Fogo e Gelo”.
Pesquisando um pouco mais sobre o país, encontrei na Revista Galileu, esse fragmento: “mesmo que o país seja bastante gelado, durante o solstício de verão do Hemisfério Norte, seus cidadãos aproveitam quase 21 horas de sol. Chamado de sol-da-meia-noite. O astro se põe à meia-noite e amanhece por volta das 3 horas da madrugada.”
Fora a experiência de passar praticamente o dia todo com sol em determinada época do ano, os moradores da Islândia podem observar o fenômeno das auroras boreais (luzes que aparecem no céu através da interação das partículas trazidas pelo vento solar com a atmosfera e o campo magnético terrestre).
A terra viking guarda muitas montanhas, cachoeiras e lugares que ganharam destaques em filmes e séries, como: Game of Thrones; Thor: The Dark World; Noé; Prometheus; Batman Begins; Interstellar; entre outros.
Em uma reportagem especial elaborada pela British Broadcasting Corporation (BBC), o país está em busca de imigrantes para garantir um avanço econômico. A Islândia é líder entre 139 países em uma pesquisa sobre os destinos mais receptivos aos imigrantes. A maior comunidade de imigrantes no país é a dos poloneses – 38,3% do total de imigrantes –, seguidos pelos lituanos (5,2%) e filipinos (4,5%).
Então você, amigo que também tem descendência polonesa, que tal dar um pulo na Islândia? Talvez você não consiga aprender de primeira o islandês (língua oficial do país), mas já dá para mandar um “dzień dobry” (bom dia em polonês), para alguns conterrâneos.
- Os desafios de amar o próprio corpo - 9 de março de 2020
- É desvendada a lenda dos túmulos que se uniram no cemitério de São João do Triunfo - 7 de março de 2020
- Jovem são-mateuense de 18 anos publica livro independente de poesia - 6 de março de 2020
Comentários