Artigo de Opinião

A valia da parceria entre os meios de comunicação

Jornal impresso, tevê e rádio fazem parte de um ciclo que hoje, transcrevem e transmitem informações entre as pessoas, e que muito provável, fazem você ficar ciente das notícias que estão presentes na sua cidade, estado, país e no mundo todo.

É com informações transmitidas por estes meios de comunicação que hoje podemos nos tornar críticos em inúmeras situações que consequentemente são disseminados por eles. É lógico, não vou iludir que todos os meios prezam por essa qualidade, alguns optam por deixar de lado a realidade da situação e acabam transmitindo o que não contém veracidade. Infelizmente algumas formas de comunicação optam por mostrar apenas aquilo que os convém, e é nesse contexto, que a distorção de informações fazem parte de críticas portadas por pessoas que presam pela credibilidade e na genuinidade da informação.

A comunicação genuína é aquela que busca diretamente da fonte aquilo que é real, mostram o lado do entrevistado e o ponto de vista contrário, para que dessa maneira, a pessoa que está lendo, assistindo ou escutando possa tirar as suas próprias conclusões, sem interferências que os tornem alienados para apenas um tipo de pensamento. É essa neutralidade que na maioria das vezes é confundida com unidade de pensamento.

Uma área de comunicação jamais pode presar pelo individualismo, é com parcerias realizadas entre ambas, que às tornarão cada vez mais vistas e respeitadas nos meios sociais. A parceria em que me refiro é a parceria contrária à rivalidade, que não acrescenta mas afasta do compartilhamento de informações.

É importante salientar que cada meio de comunicação possui um público específico, e alcança um nível diferente de transmissão de informação. A divulgação que muitas vezes é feita em apenas um meio não terá o mesmo alcance quando compartilhada com outras formas de comunicação.

Neste editorial não busco priorizar quem é melhor, mas busco mostrar que cada forma de comunicação se destaca em sua área, sem superioridade. Cada meio em sua área, cada área transmitindo a realidade, a realidade compartilhando da verdade e a verdade sendo transmitida a todos, sem rivalidades ou formas egoístas de trabalho.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O luto é do tamanho do nosso amor
O Paraná pedia socorro, e escutaram (previamente) esse pedido
Aquela frase, “não adianta ir na missa todo domingo e matar o gato envenenado”