Quadro mostra a evolução na gestão de empresas associadas.

Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS) receberá nota de certificação da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP). O foco é de ampliar o desempenho com melhores procedimentos e uso de ferramentas de gestão. Valorizando empresários e a comunidade local, com um todo.

A certificação visa profissionalizar as Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) e as Coordenadorias na prestação de serviços empresariais e como indutoras do Desenvolvimento Local e Territorial. Para tanto, busca desenvolver ambientes de negócios competitivos, sendo que as entidades e respectivas coordenações são vistas como essenciais para o desenvolvimento o território de sua abrangência.

Além disso, a iniciativa fomenta formar e capacitar as lideranças integradas ao sistema e busca implantar os pontos de atendimento em associações, em municípios com mais de 30 mil habitantes, que é o caso de São Mateus do Sul. “Experiência e formação fundamental para alavancar o desenvolvimento de ideias e soluções que potencializem nossas iniciativas e fortaleçam as empresas”, explica o presidente Luciano Castilho.

O Programa de Certificação em Gestão, junto às Coordenadorias e ACEs, tem como objetivo alavancar os seus respectivos desempenhos organizacionais, através da melhoria de processos e implantação de ferramentas de boas práticas de gestão, para que se tornem sustentáveis e gerem valor para seus associados e comunidades. “Faz esta relação com a sociedade e fortalece o setor”, destaca o presidente da ACIASMS.

Dentre outras coisas, o cronograma visa trabalha na proposta de valor, define as áreas a serem trabalhadas de forma específica para projetar melhores rendimentos aos associados. “Isso sobretudo mantém emprego e renda que tanto falamos e citamos a importância”, destaca Luciano Castilho. Projetando a ‘geração de oportunidades de negócio e valorização do relacionamento’ entre os envolvidos.

A certificação leva em conta a representatividade da ACIASMS, a natureza e abrangência da cesta de produtos e serviços oferecidos aos clientes. Para tanto, observa as pessoas envolvidas, os processos internos, o relacionamento com a clientela, cultura associativista, desenvolvimento local e oferta qualificada. “Trazendo elementos que permitam esta evolução”, completa o presidente.

No relacionamento entre as pessoas, o programa leva em conta o controle de atividades diárias, identidade da empresa (com crachá e uniforme), definindo as ações de competência de cada diretor e colaborador. Ainda, gestão e organograma com reuniões periódicas, pesquisas e avaliações internas, promoção de cursos e capacitação e postura ética, com regimento interno e indicadores da qualidade do serviço prestado.

Estes processos, conforme Luciano Castilho, são de curto, médio e longo prazo, e têm relação com a postura do Recursos Humanos (RH) no sentido de valorizar os colaboradores, tendo para tanto o respaldo na ACIASMS. “Trabalhando no foco de fortalecer e desenvolver ações que melhorem o desempenho de todos os envolvidos, proporcionando mais qualidade para todos”, explica.

Na relação com mercado e clientes cabe aos empresários saber divulgar e proteger a imagem da empresa, nos meios de comunicação e redes sociais. Tendo o relacionamento interno com seus colaboradores, valorizando desde datas de aniversário até as medidas de proteção à saúde – em tempos de pandemia. Situações que fizeram parte das iniciativas da ACIASMS com seus associados e envolvidos.

A entidade trabalhou a prevenção frente à Covid-19, promoveu ‘live solidária’ para arrecadar alimentos para empresas do ramo de eventos e comunidade que carece de maior assistência social. “Lar dos idosos, casa de passagem, rede feminina do combate ao câncer, pastorais das crianças e dos idosos foram beneficiados”, acrescenta o presidente. “Questões atreladas, também à nossa responsabilidade social.”

Nas perspectivas de gestão, a ACIASMS trabalhou na implantação de fluxo de caixa, planejamento orçamentário e plano de ação para destinação dos recursos investidos. Ainda, apresentação detalhada das receitas e despesas; pagamentos via aplicativo bancário, iniciado lançamentos no software de gestão financeira e revisão de valores de mensalidades por porte e segmentos das empresas.

Sidnei Muran

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