ACIASMS analisa ano como positivo e planeja ações de desenvolvimento para 2021. (Fotos: ACIASMS)

“Iniciamos o ano com expectativas muito boas”, cita Luciano Castilho, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS). A postura da entidade buscou cuidar das pessoas, em meio aos riscos de contágio com o Coronavírus, mas junto de outros organismos atuou para que o trabalho fosse mantido, em meio aos decretos.

“Tivemos que rever, mudanças nos horários e forma de atender”, destaca o atual presidente. “Atendimento remoto e delivery”, aponta. Castilho cita de que a economia voltou a crescer, o que gera boas análises futuras. O auxílio emergencial trouxe um movimento extra. Inclusive com as indústrias tendo dificuldade de produzir conforme as demandas geradas na sociedade. Exemplo disso, a construção civil.

Segundo ele, para os associados foi “tenso no início”, mas superada a situação de recriar o atendimento e postura social, com proteção à saúde, instituindo as novas regras sanitárias para evitar contágios. A mobilização, junto da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e demais entidades, focou decreto municipal sem deixar os protocolos de lado, mas mantendo o atendimento e prestação de serviço.

“Acabou fechado o ano acima das expectativas, mesmo com a pandemia”, comemora Luciano Castilho. A expectativa é de que em 2021, a economia avance. “Não se pode medir o impacto, ainda, do fim do auxílio emergencial”, acrescenta. A perspectiva é da sequência da gestão, com Anderson Nora do setor de contabilidade, atual vice-presidente que assume no próximo ano.

(Foto: Acervo Gazeta Informativa)

O prédio próprio e a gestão atual deixa, segundo o presidente, “o caixa com solidez que permite manter o trabalho de parcerias e fortalecimento”. Há um planejamento que deve seguir, inclusive com diálogo e união de todos em prol do desenvolvimento, segundo ele. “É a entidade que agrega todos os ramos, desde agricultura, comércio, serviços e pequenos empreendedores”, observa.

Planos para 2021

Anderson Nora destaca que o ano no próximo ano a ACIASMS deve se manter presente e representativa de seus associados. “Promover para os associados, soluções e parcerias”, frisa. Buscando trabalhar neste ponto, com visitas técnicas frente às ações que possam ser implantadas em São Mateus do Sul. “Soluções inovadoras”, acrescenta. Sem deixar de lado os cuidados com a saúde, mas buscando novas ferramentas.

Manter e fortalecer os núcleos setoriais, atuar junto destes setores em prol do desenvolvimento e crescimento. “Dar um foco nisso”, afirma. Propor situações que venham a contribuir com os componentes da entidade, arcados de informações na mão para auxiliar os associados. Este é o panorama dito por Anderson Nora que inicia seu mandato no dia 1º de janeiro e segue até 31 de dezembro de 2022.

Sidnei Muran

Sidnei Muran

Jornalista (MTB 7597 DRT/PR), formado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), pós-graduado em História e Cultura pela Unespar – campus de União da Vitória e Licenciado em História pela Unespar – campus de União da Vitória.
Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O maior símbolo de São Mateus do Sul completa 50 anos
Os Caçadores da História Perdida
1º sorteio da promoção SUPER CHANCE acontece dia 23 de dezembro, com shows de bandas locais