Histórias de Terra e Céu

Acidente, alimentação, regime e oração…

Foto: NASA

Foto: NASA

Sei que o título desta coluna é estranho para quem escreve sobre astronomia… Pode parecer que irei entrar no tema da colunista Fernanda Macedo, ao falar de “acidente”, ou invadir o espaço do Allan Janoski, ao falar de “alimentação”, dar pitacos na área da Bruna Wenglarek ao falar sobre “regime”, ou até se aventurar no campo do Padre Marcelo ao citar “oração”… Mas meu assunto é astronomia! Só que a astronomia é realmente uma ciência metida, que gosta de invadir as outras áreas…

Em 1998 foi colocada em órbita a Estação Espacial Internacional (ISS), um grande laboratório no espaço que ainda levou mais treze anos para ser concluído. Esta Estação é “habitada” por astronautas cientistas, que realizam lá experimentos por alguns meses, até serem rendidos por outro grupo de astronautas. Mas além de levar e trazer estes astronautas, existe um desafio que é garantir a alimentação deles. Tudo bem que a alimentação lá não tem a qualidade das receitas do nosso amigo Allan Janoski. São basicamente alimentos desidratados, mas se você estiver voando a mais de 340km do chão, não terá muita opção de escolha.

Só que as coisas sempre podem piorar… Os astronautas que estão neste momento lá em cima deveriam ter recebido uma nova carga de alimentos há nove meses, mas acho que o pessoal da NASA não leu as colunas sobre Segurança no Trabalho da Fernanda Macedo, e acabou gerando uma série de acidentes. Em outubro do ano passado o foguete Antares levaria duas toneladas de suprimentos para a ISS, mas explodiu segundos após o lançamento. Outra tentativa foi feita em abril, com uma nave russa, que decolou e, pouco depois, voltou a cair!!!

O regime forçado dos astronautas daria um bom tema para a amiga Bruna Wenglarek que aborda saúde e estética, mas tudo estava previsto para acabar no dia 28 de junho, quando uma terceira tentativa foi feita. Mas o foguete Falcon 9, que levava 1.900 kg de suprimentos, entre alimentos e equipamentos de alta tecnologia, teve um voo de pouco mais de dois minutos e, adivinhem, explodiu novamente (!!!!).

Agora a NASA está preparando uma nova missão, às pressas, para tentar levar os alimentos ainda em julho. Então, amigo leitor, imagine a cabeça dos astronautas pois, a mesma empresa contratada para levar estes alimentos para eles, será a responsável por trazê-los de volta do espaço… Será que depois de ver explodir dois foguetes e outro ser derrubado, você teria coragem de voltar do espaço em uma nave destas? E é aí que entra a última palavra do meu título: oração! Se eu fosse estes astronautas, já estaria prestando atenção nas colunas do amigo Padre Marcelo e rezando muuuuito!!!

Na próxima semana eu vou contar como você pode ver a Estação Espacial aqui mesmo de São Mateus. E é possível vê-la por dentro e por fora!!!

Até a próxima semana e céus limpos para todos nós!

Gerson Cesar Souza
Últimos posts por Gerson Cesar Souza (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A Grande Descoberta
O imigrante que estudava os pássaros
Qualquer dia da semana é dia de Astronomia!