Geral

Aconteceu a primeira reunião do Instituto Histórico e Geográfico

Além de decidirem iniciar uma campanha de filiação de pessoas interessadas em fazer parte do Instituto, foi determinado que o Instituto promoverá este ano dois eventos públicos e foi definido também a criação de uma página do instituto na rede social para divulgar as atividades.

No último sábado, 07, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, aconteceu a primeira reunião da Diretoria e Conselho Fiscal do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul.

De acordo com o presidente do IHG/SMS, Mário Sergio Deina, o objetivo do encontro foi dar início à organização jurídica e administrativa do Instituto, discutindo a forma de filiação de associados e a manutenção financeira da instituição, bem como análise do projeto de Estatuto que se encontra em fase de elaboração.

Mário relata que a reunião foi muito produtiva pois estabeleceu de forma clara e objetiva as finalidades científicas (pesquisa, produção e publicação) e cívicas (exaltação de datas históricas locais e nacionais).

10566242_803384103085757_1785736569_n“Na reunião foi decidido iniciar imediatamente uma campanha de filiação de pessoas interessadas em fazer parte do instituto e que cada associado contribuirá com uma mensalidade de R$ 20,00 (vinte reais) para manutenção das atividades da instituição. Decidido ainda que o Instituto promoverá este ano dois eventos públicos, sendo o primeiro na semana de aniversário do município e o segundo no dia 19 de dezembro quando será comemorado o primeiro aniversário da fundação. Foi definido também a criação de uma página do instituto na rede social para divulgar as atividades e estabelecer contato com os filiados e interessados”, diz Mário.

Não há data marcada para a próxima reunião da Diretoria e Conselho Fiscal, a qual será convocada assim que esteja pronta uma nova redação do estatuto após análise das sugestões que estão sendo feitas pelos membros. Não há ainda previsão de reunião pública, o que deverá acontecer quando o Estatuto estiver concluído e pronto para ser votado em Assembleia. Por enquanto são reuniões restritas à Diretoria e Conselho Fiscal empossados no ato de fundação do Instituto, ocorrido em 19 de dezembro passado.

Veja quem participou da reunião:

DIRETORIA: – Presidente: professor/historiador Mário Sérgio Deina

  • Vice-presidente: professor/pesquisador – Wagner da Silva
  • Secretária: professora – Claudia Nunes Werka
  • Tesoureiro: pesquisador/escritor – Gerson César de Souza
  • Diretora de pesquisa: professora/doutora – Alcimara Foetch (Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR)
  • Diretora de cerimonial e eventos: professora – Ana Lívia Zultanski
  • Diretor de comunicação: acadêmico – Sandro Zimny Vitonski

CONSELHO FISCAL:

  • Presidente: arquiteto/jornalista – Hugo Lopes Junior
  • Membros: – acadêmica – Tamires Pereira da Silva
  • Ministro eucarístico – João francisco Gonçalves

Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul

O Instituto foi fundado tendo em vista a necessidade de aprofundamento da pesquisa, produção e divulgação da História e Geografia locais. Esse será o principal objetivo da instituição que terá primordialmente finalidades científicas. Também promoverá dentro de suas atribuições, eventos públicos de exaltação cívica e divulgação da História e Geografia.

O Instituto traz para a sociedade sãomateuense em geral, a possibilidade de resgate, preservação e divulgação da História e Geografia. Atualmente não existe no município um trabalho sistemático de pesquisa nessa área. A consequência tem sido a perda de acervos documentais importantes, a perda de memória histórica na medida em que as pessoas mais idosas vão falecendo. Outra questão altamente preocupante é a destruição do patrimônio histórico e arquitetônico local. O Instituto se preocupará também com essa questão. Em poucos meses perdemos vários monumentos e prédios de valor histórico. A produção histórica e geográfica também possibilitará o ensino mais sistemático da História e Geografia locais nas escolas de todos os níveis de ensino. Atualmente professores de História e Geografia não podem solicitar trabalhos de pesquisa com temas locais aos seus alunos pois não existe bibliografia suficiente ainda, apesar de algumas publicações recentes haverem ocorrido por inciativas particulares.

Iniciativa

A criação do instituto foi uma iniciativa coletiva de um grupo de professores, pesquisadores, acadêmicos e líderes comunitários e religiosos e as articulações ocorreram a partir do mês de julho de 2014, sob coordenação do professor/historiador Mário Deina. Foram realizadas várias reuniões nas dependências do Centro da Juventude e da Prefeitura. A ideia surgiu a partir de contatos do coordenador com a presidente do instituto Histórico e geográfico de Palmeira, que já conta com sessenta anos de atuação naquele município, professora Vera Lúcia Mayer, desde o ano de 2012. O IHG/Palmeira prestou apoio e assessoria desde as primeiras reuniões de articulação e foi simbolicamente reconhecido como padrinho do IHG/SMS.

Foto tirada na solenidade de fundação que  aconteceu no dia 19 de dezembro de 2014, no Centro da Juventude.

Foto registrada na solenidade de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul  que aconteceu no dia 19 de dezembro de 2014, no Centro da Juventude.

O IHG/SMS é uma instituição de caráter científico e cultural, sem vinculação formal com qualquer instância do poder público ou da iniciativa privada. Também não está vinculado a qualquer outra associação ou movimento cultural ou étnico existente no município. Sua ação se dará através de iniciativas próprias ou através de parcerias firmadas, tanto com o poder público quanto com a iniciativa privada ou outras instituições congêneres. Para tanto serão utilizados os dispositivos legais existentes, que propiciam tais parcerias. Não tem caráter político partidário, ideológico ou religioso, nem tampouco faz qualquer distinção de cor, raça, gênero, profissão, religião ou convicção política ideológica, sendo aberto à participação de todos que se interessem pela História e geografia locais.

Por Thaís Siqueira / Gazeta Informativa

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A origem do mate: das terras indígenas à cuia são-mateuense
UEPG abre inscrições para tutor bolsista de curso de Gestão Educacional
Até logo, professora Fahena!