Foto: Gazeta Informativa/Arquivo

Aprendizagem é um programa de formação técnico profissional destinado à adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, o qual é norteado por legislação específica (Lei 10.097/2000, Decreto 5.598/2005 e Portaria 723/2012). Essa qualificação profissional é desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas e implementada por meio de um contrato de trabalho especial de aprendizagem, com base em programas organizados e desenvolvidos sob a responsabilidade de entidades habilitadas.

A empresa é responsável por recrutar, selecionar e matricular o aprendiz no Programa de Aprendizagem.

Para ser aprendiz, deve-se ter idade entre 14 e 24 anos*; estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio.

Ao ser contratado, o aprendiz terá sua carteira de trabalho assinada pela empresa e receberá um salário referente às atividades teóricas e práticas do curso.

No Senac Paraná, a carga horária diária do Programa de Aprendizagem é de 4 horas, totalizando 20 horas semanais, divididas entre as horas destinadas à formação teórica e as horas de atividades práticas na empresa.

*O limite máximo de idade para contratação não se aplica às pessoas com deficiência.

Gratuidade

As empresas contribuintes, que recolhem o compulsório para o Senac, têm a possibilidade de cumprir suas cotas matriculando os aprendizes nos cursos de Aprendizagem, gratuitamente, por meio do Programa Senac de Gratuidade – PSG, o qual é resultado de uma parceria com o Governo Federal.

Como participar

Para participar do programa, inicialmente, a empresa deverá informar-se sobre os cursos de Aprendizagem ofertados no Senac São Mateus do Sul e verificar a disponibilidade de turmas e vagas em sua localidade, para então iniciar o processo de recrutamento e seleção dos aprendizes. Feito isso, é necessário selecionar o curso de interesse e realizar o procedimento de pré-inscrição disponível no site. Após concordar com as condições de oferta do Programa de Aprendizagem, a empresa deverá providenciar a documentação exigida e seguir as orientações para matrícula do aprendiz, respeitando o prazo estabelecido.

Pronto! Assim, começa o Programa de Aprendizagem do Senac. Vamos juntos incentivar nossos jovens a buscar na educação profissional a sua oportunidade de ingresso no mundo de trabalho.

Serviço

Fone: (42) 3532-7021

WhatsApp: (42) 98432-6977

Rua Ledy Afonso Roderjan, 1191, Vila Buaski, São Mateus do Sul.

Fonte: www.pr.senac.br/aprendizagem/

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Cursos da Uniuv estão entre os 20 melhores do Paraná
Governo do Paraná suspende aulas em todo o estado a partir de sexta (20/03)
Livro socioambiental traz dicionário popular de São Mateus do Sul