Cidade

Agência Paraná de Desenvolvimento apresenta resultados da pesquisa para a implantação do Programa Municipal de Atração de Investimentos

(Foto: Acervo Gazeta Informativa)

Foi realizada na quarta-feira (7), a segunda reunião que apresentou e discutiu os resultados obtidos com o estudo provindo pela Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), em São Mateus do Sul.

Participaram do encontro realizado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, os representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASMS), da Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe), do Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo (NDE), o prefeito Luiz Adyr, os Secretários de Indústria e Comércio, Agricultura e Meio Ambiente, Planejamento e assessoria jurídica do município, além de empresários locais.

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul fez a contratação da APD no início de 2018, visando a implantação do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), com o objetivo de analisar as potencialidades da cidade e assim colaborar com a gestão municipal e entidades do setor na busca do desenvolvimento do município.

A APD é um importante instrumento de apoio a empresas locais e novos investimentos, acompanhando todas as fases do projeto com serviços de classe mundial. Ela atua como ponte entre governo e iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas.

O PMAI foi criado em 2014 com o intuito de orientar os municípios do estado na construção de uma estratégia de promoção de investimentos. Com diversas fases, o programa auxilia na melhoria do ambiente de negócios de cada município e na sua gestão, tornando-os mais atrativos e eficientes.

O gerente de Desenvolvimento Econômico da APD, Jean Carlos Alberini, esteve presente em São Mateus do Sul apresentando a agência aos mesmos representantes em março deste ano e em seguida os primeiros resultados obtidos no mês de julho. Os dados levantados sobre o município compuseram o diagnóstico do PMAI, que buscam fazer a análise socioeconômica e mapeamento de vocação da cidade.

Segundo o gerente, o trabalho da APD é reconhecido em todo estado e já teve resultados efetivados em várias cidades paranaenses. “Não é um trabalho simples e nem solitário, trata-se de um trabalho de planejamento em conjunto”, afirma.

No terceiro encontro, Alberini buscou analisar junto aos membros representativos da comunidade são-mateuense quais seriam os aspectos, baseados nas informações obtidas, que poderiam ser trabalhados e agilizados em busca do desenvolvimento do município.

Uma das ideias fomentadas foi a articulação de uma Rodada de Negócio Setorial no município logo no início de 2019, a qual trará empresários dos mais diversos ramos para a discussão do desenvolvimento econômico. Além dessa articulação, será criada uma comissão que elencará algumas prioridades junto ao governo do estado em relação ao município.

A equipe da APD colaborará também com a elaboração do Plano Diretor e fomentará o desenvolvimento de uma promoção comercial de São Mateus do Sul, buscando aprimorar os pontos fortes da cidade, seja através da cadeia produtiva da erva-mate ou outras que possam ser elencadas pela comunidade.

Colaborador

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
TCE alerta São Mateus do Sul e mais sete prefeituras que excederam despesas com pessoal
Vizinhos se unem para pintar voluntariamente calçadas, meio-fio e faixas na Vila Pinheirinho
Empresa que realizará obras na PR-364 aluga local para dispor equipamentos

Os comentários estão fechados