II Samas Bier aconteceu no sábado (23), no Salão Paroquial. (Fotos: Hugo Lopes)

Não é só de um bom chimarrão que vive o são-mateuense, mas sim de uma boa cerveja e a companhia dos amigos. Foi no sábado (23), que o II Samas Bier integrou todos esses quesitos e ainda de quebra proporcionou para os moradores de toda a região uma boa gastronomia.

“Cervejarias que não desapontaram na qualidade, comida sensacional e música nem se fala, foi perfeito”, afirma Luis Fernando Juraski, que participou do evento pela primeira vez. “Já confirmo a minha presença para 2020!”. Além de parabenizar os organizadores do Festival, o são-mateuense menciona a eficiência dos expositores que trabalhavam no local. “Acredito que todos que estiverem presentes puderam aproveitar um excelente sábado com os amigos ou família. São Mateus do Sul estava há muito tempo precisando de um evento desta magnitude e que marcasse o calendário anual.”

Ao todo, seis cervejarias apresentaram sua diversidade de produtos. Músicos locais também tiveram a oportunidade de mostrar todo o seu trabalho com shows que marcaram todo o evento. No festival, a erva-mate também esteve presente. “O Matte N’ Roll pretende criar uma nova cena para a erva-mate. Estamos em busca de um novo público, tentando deixar os que são mais tradicionalistas um pouco menos conservadores”, opina André Zampier, responsável pelo movimento cultural ligado à erva-mate e que expôs no local. “Vemos o Samas Bier com muito conceito, unindo a cidade, empresas e a parte cultural.”

Integração cultural e criação gráfica

No festival de 2019, os tons amarelos e laranjas tomaram conta da logomarca do II Samas Bier, projeto criado pela equipe publicitária da Pilláre Comunicação. “O Samas Bier estava caminhando para a segunda edição e nós já sabíamos do tamanho e importância do evento”, afirma a agência.

Em reuniões com o Rotary Club Xisto do Iguaçu – que promoveu o festival – a equipe de criação gráfica da Pilláre passou a estudar e entender quais eram os objetivos para esse ano. “A festa já tinha caído no gosto popular e iria crescer ainda mais, porém a essência continuava a mesma: cerveja, gastronomia, lazer e a integração e valorização da cultura local.”

Equipe Pilláre, responsável pela criação gráfica e
identidade cultural do II Samas Bier. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

A equipe Pilláre explica que em um evento que pretende entrar no calendário municipal, elementos visuais fortes são essenciais para criar a conexão entre o público, justamente para poder resgatar esse sentimento toda vez que o festival acontece. “No desenvolvimento da identidade visual, nossa ideia foi buscar referências naqueles cartazes retrô, dos anos 50”. A criação trabalhou com elementos em desenho detalhados de sombra granulada, cores emprestadas diretamente das cervejas, do lúpulo e claro, da erva-mate. “Utilizamos também a cuia ao fundo dando suporte ao ‘II’ em números romanos e embaixo o vapor Pery, para simbolizar toda a carga cultural e histórica que o festival traz.

Ervales e referências locais

Na primeira edição do festival, a moeda do evento referenciou pontos turísticos de São Mateus do Sul. Neste ano, personalidades que fizeram história no município estamparam as notas de troca do evento. “Com a ajuda de Gerson Cesar Souza escolhemos alguns nomes, diversificando os temas e considerando suas trajetórias, mas também o intuito de revelar figuras muito relevantes, porém pouco reconhecidas em nossa cidade”, destaca a equipe Pilláre.

No desenvolvimento da identidade visual, a ideia foi buscar referências nos cartazes retrô, dos anos 50.

Ervales de 2019.

Nas notas os rostos de Arnoldo Prohmann, Guilherme Kantor, Max Wolf Filho, Enedina Marques, João José Portes e Roberto Angewitz mostravam a identidade local. “Nós queríamos que as pessoas sentissem orgulho de vestir a camisa do evento (literalmente) com todo esse simbolismo, história e cultura, e funcionou! O II Samas Bier gerou identificação e engajamento com o seu público.”

Toda a equipe agradece a confiança e proatividade do Rotary que abraçou as ideias e trabalhou lado a lado durante toda a criação. “Ficamos felizes em fazer parte desse acontecimento que já entrou para o calendário regional e esperamos continuarmos juntos nas próximas edições.”

Agradecimentos

O Rotary Club Xisto do Iguaçu gostaria de parabenizar e agradecer a todos pelo II Samas Bier. Vocês fizeram a melhor festa que já participamos! Curtimos cada momento que passamos ao lado de crianças, jovens, patrocinadores, expositores, visitantes, músicos, cozinheiros, eletricistas, seguranças, homens, mulheres, cervejeiros, faxineiras, apoiadores, senhores, senhoras, escoteiros, famílias!

Patrocinadores: Connectsul; Amazon Incoporadora; Delivery Much; Central Sul Veículos; Mano Madeiras; Uningá

Apoiadores: Prefeitura Municipal; Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Meio Ambiente e Saúde; Escoteiros Paul Harris; RDX; Cultura Sul FM; Jornal Gazeta Informativa; Info Samas; Pilláre; WE; Rooster; Brinanda; Umbenal; Tropical Plantas; Pilates e Fisioteriapia Ana Drabecki e Thaime Geros; Impacto Segurança; Clube Ideal Sãomateuense; Expressom Sonorização e Iluninação; Cerâmica Zâmpier; GPR Posto Ipiranga; AgroXisto; Muchalak Batatas; Loja Suri; Loja Papillon; Lampião Barbearia; Hotel Cordeiro; Seu Teófilo das Tendas; Equipe da Limpeza e Pipe Bloco.

Amigos Colaboradores: sabemos que não conseguimos nomear todos que de alguma forma contribuíram para que o II Samas Bier fosse o sucesso que foi, ao nomeá-los sintam-se todos reconhecidos da mesma forma. Muito obrigado: Fernando Roiko (Samas Bier Boat); Kelly J. Schneider (Samas Bier Car); Roberto Schmidt; Jorge Wiltenburg; Edinei – Voz de Ouro; Gugue Wolff; Thiago Freitas; Cícero Kato; Rafael Ribas; Rodrigo Siben; Alexandre Müller; Fabiano Roikinho; Claudinei Witiukão; Cláudia Burdzinski; Carol Mayer; Dona Sueli (Geto); Angélica de Aguilar; Paulo Evandro; Luis Novick e Laércio Lewandoski.

Expositores: Armazém Samas; Hoppy Beers; Matte’n Roll; Extreme Paintball; Mais Caseiro; e Brinquedos Seluchinhak.

Cervejarias: Bier Herr; Wenski Beer; OAK; Stabulus; Asgard; e Usina Malte.

Alimentação: Mustache; Xixo do Tio Noé; Frango Attack; Tenda do Camarão; DogEats; Confraria do Malte; Marina Barra do Iguaçu; Bernardina – Tradicie Polske; e Coxinha Samas.

Bandas: Grupo Zero Hora; Betinho; Tchau Radar; Inomináveis; Tentativa 127; The Noise; Motor Samas e Hard Strangers.

Obrigado são-mateuenses! Obrigado São Mateus do Sul! Samas Bier se despede, já na expectativa por 2020! O Rotary Conecta o Mundo!

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Páscoa Ouro Verde Compartilhando o Amor mobiliza são-mateuenses
E se fosse você? Acessibilidade, o paradoxo entre teoria e prática
1ª Corrida de Rolimã é realizada em São Mateus do Sul