Educação e Cultura

Alunos da Escola Olívio Wolff do Amaral ganham livros no Dia das Crianças

O grupo Amantes da Leitura, de São Mateus do Sul, pela primeira vez organizou um movimento para arrecadar livros, com intenção de presentear e incentivar o hábito de leitura aos alunos da Escola Olívio Wolff do Amaral, da Vila Palmeirinha, no Dia das Crianças, comemorado dia 12 de outubro. Sobre o motivo de escolha da escola que receberia os livros arrecadados, a criadora do grupo, Silvana Maria Bernardi explica: “não há um motivo em especial. Qualquer escola seria boa, porque têm milhares de crianças sem incentivo à leitura. Mas, como a Michele, professora e participante do grupo, trabalhando lá, resolvemos optar pela Palmeirinha. Mas já estamos de olho em outras escolas”.

Segundo Silvana, este foi o primeiro trabalho social realizado pelo grupo. “Foi tão gratificante, que temos mais planos para 2016. Conseguimos muitos livros e fizemos a festa na escola. Fomos muito bem recebidos pela direção e ainda mais ainda pelas crianças, que surpreendentemente nos receberam com muita expectativa e demonstrando interesse pela leitura”.

Para a arrecadação foi colocado uma caixa em três pontos da cidade – lanchonete do Gaúcho, Pet Shop Filemon e revistaria Vitor’s & Cia, onde foram arrecadados mais de 200 livros.

O grupo Amantes da Leitura teve início dia 23 de janeiro de 2015 via aplicativo – Whatsapp. Atualmente o grupo conta com quase 100 participantes (número máximo que o aplicativo permite), de todas as idades e de várias cidades, como Curitiba, Irati, Lapa, Araucária, Canoinhas e Joinville.

Conforme Silvana, o principal objetivo do grupo é resgatar o hábito pela leitura. “Motivar principalmente as crianças e os jovens. Hoje, o mundo está girando em torno das tecnologias, e vem se perdendo o encanto em se abrir um bom livro e viajar em suas páginas, lembrando-se que isso ajudará em todas as sequências da vida de qualquer pessoa: na fala, na escrita, a libertar os pensamentos, as opiniões e do conhecimento”, diz.

Silvana destaca que o grupo iniciou como uma brincadeira, mas vem tomando grandes proporções. “No grupo discutimos e opinamos sobre obras literárias, autores, postamos citações e imagens inspiradoras à leitura, curiosidades literárias, lançamentos de livros e filmes baseados em livros, fazemos brincadeiras constantemente para que haja interação entre os participantes, o que vem criando boas amizades”.

Thaís Siqueira

Fundadora e proprietária da Gazeta Informativa, graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e pós-graduada em Produção e Avaliação de Conteúdos para as Mídias Digitais.

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Uniuv e Uniguaçu decidem dispensar as aulas devido a paralisação dos caminhoneiros
Na roda de chimarrão
Senac São Mateus do Sul realizará Feira de Profissões