Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Alunos da rede municipal de ensino desenvolvem feira de empreendedorismo

Empreendedorismo se aprende desde cedo e é motivado por projeto que alunos conhecem cada vez mais essa área. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Iniciou nesta quinta-feira (5), a 3ª Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em 24 escolas municipais de São Mateus do Sul. Mais de 3 mil alunos do ensino fundamental desenvolverão atividades ao longo do mês de outubro, findando-se no dia 10 de novembro. Cada escola irá realizar a sua exposição que será aberta para a comunidade com o intuito de mostrar o resultado da inclusão de assuntos relacionados ao empreendedorismo nas salas de aula.

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), destinado a fomentar a cultura empreendedora, procurando apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconheçam que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Os alunos desenvolverão atividades distintas de acordo com sua série e faixa etária. 1º ano: O mundo das ervas aromáticas; 2º ano: Temperos naturais; 3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos e 4º ano: Locadora de produtos.

As primeiras instituições que iniciaram a feira neste ano foram a Escola Municipal Pedro Effco, Escola Municipal Olívio Wolff do Amaral e Escola Municipal Dr. Paulo Fortes.

Confira a programação:

07/10 – Escola Municipal do Campo Prof.ª Júlia Skalski – 13h30 às 17h;
16/10 – Escola Municipal do Campo Estiva – 13h às 16h30;
17/10 – Escola Municipal do Campo José de Alencar – 13h às 16h30;
18/10 – Escola Municipal do Campo Prof.ª Mirtes Aparecida Wolff Ross –13h às 17h;
19/10 – Escola Municipal Prof.ª Ezilda Amaral Ferreira – 10h às 15h;
Escola Municipal Pref. Durval Wolff do Amaral – 14h às 17h;
20/10 – Escola Municipal do Campo Castro Alves – 9h às 15h;
Escola Municipal do Campo José Plácido – 13h às 17h;
Escola Municipal Prof. Nelson Santos Nascimento – 13h30 às 16h30;
21/10 – Escola Municipal do Campo João Staniszewski –13h30 às 17h;
25/10 – Escola Municipal Altair Précoma – 13h às 16h30;
26/10 – Escola Municipal do Campo João Baptista Distéfano – 13h às 17h;
30/10 – Escola Municipal do Campo Gustavo Armbrust – 13h às 16h30;
O6/11 – Escola Municipal Odemira Cunha – 13h às 17h;
Escola Municipal do Campo Pref. Tertuliano de Almeida Faria – 13h às 16h30;
08/11 – Escola Municipal do Campo Anastácia Kimita de Paula – 9h às 16h30;
Escola Municipal do Campo Prof.ª Apolônia K. Staniszewski – 9h às 16h;
09/11 – Escola Municipal do Campo Sérgio Graciano Meira – 9h às 17h;
Escola Municipal do Campo Santo Antônio – horário 9h às 16h30;
10/11 – Escola Municipal do Campo Prof.ª Olalina de Almeida Faria e Escola Municipal do Campo Fernando Toppel – 9h às 16h50.

Alexandre Müller

Alexandre Müller

Repórter | E-mail para contato: alexandre@gazetainformativa.com.br
Alexandre Müller
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: