Educação e Cultura

Alunos da rede municipal de ensino desenvolvem feira de empreendedorismo

Empreendedorismo se aprende desde cedo e é motivado por projeto que alunos conhecem cada vez mais essa área. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Iniciou nesta quinta-feira (5), a 3ª Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em 24 escolas municipais de São Mateus do Sul. Mais de 3 mil alunos do ensino fundamental desenvolverão atividades ao longo do mês de outubro, findando-se no dia 10 de novembro. Cada escola irá realizar a sua exposição que será aberta para a comunidade com o intuito de mostrar o resultado da inclusão de assuntos relacionados ao empreendedorismo nas salas de aula.

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), destinado a fomentar a cultura empreendedora, procurando apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconheçam que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Os alunos desenvolverão atividades distintas de acordo com sua série e faixa etária. 1º ano: O mundo das ervas aromáticas; 2º ano: Temperos naturais; 3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos e 4º ano: Locadora de produtos.

As primeiras instituições que iniciaram a feira neste ano foram a Escola Municipal Pedro Effco, Escola Municipal Olívio Wolff do Amaral e Escola Municipal Dr. Paulo Fortes.

Confira a programação:

07/10 – Escola Municipal do Campo Prof.ª Júlia Skalski – 13h30 às 17h;
16/10 – Escola Municipal do Campo Estiva – 13h às 16h30;
17/10 – Escola Municipal do Campo José de Alencar – 13h às 16h30;
18/10 – Escola Municipal do Campo Prof.ª Mirtes Aparecida Wolff Ross –13h às 17h;
19/10 – Escola Municipal Prof.ª Ezilda Amaral Ferreira – 10h às 15h;
Escola Municipal Pref. Durval Wolff do Amaral – 14h às 17h;
20/10 – Escola Municipal do Campo Castro Alves – 9h às 15h;
Escola Municipal do Campo José Plácido – 13h às 17h;
Escola Municipal Prof. Nelson Santos Nascimento – 13h30 às 16h30;
21/10 – Escola Municipal do Campo João Staniszewski –13h30 às 17h;
25/10 – Escola Municipal Altair Précoma – 13h às 16h30;
26/10 – Escola Municipal do Campo João Baptista Distéfano – 13h às 17h;
30/10 – Escola Municipal do Campo Gustavo Armbrust – 13h às 16h30;
O6/11 – Escola Municipal Odemira Cunha – 13h às 17h;
Escola Municipal do Campo Pref. Tertuliano de Almeida Faria – 13h às 16h30;
08/11 – Escola Municipal do Campo Anastácia Kimita de Paula – 9h às 16h30;
Escola Municipal do Campo Prof.ª Apolônia K. Staniszewski – 9h às 16h;
09/11 – Escola Municipal do Campo Sérgio Graciano Meira – 9h às 17h;
Escola Municipal do Campo Santo Antônio – horário 9h às 16h30;
10/11 – Escola Municipal do Campo Prof.ª Olalina de Almeida Faria e Escola Municipal do Campo Fernando Toppel – 9h às 16h50.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Karolinka prepara temporada de novidades para comemorar 25 anos
Conselho Editorial da Uniuv lança livro em parceria com Batalhão Juarez Távora
Apae de São Mateus do Sul promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla