Educação e Cultura

Alunos do Colégio Estadual Professora Zuleide Samways Portes praticam a sustentabilidade na construção de espaço ambiental

Iniciativa visa a conscientização de alunos e comunidade para a prática sustentável. (Fotos: Sônia Toporowicz)

Todo mundo pode executar a sustentabilidade. Não existe regra específica e nem limitação quando o assunto é preservar o meio ambiente e colocar a criatividade em prática, e a conscientização faz parte dessas orientações.

Trabalhando com essa questão em sala de aula, Sônia Toporowicz professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Professora Zuleide Samways Portes, da Vila Bom Jesus, em São Mateus do Sul, decidiu praticar a sustentabilidade reaproveitando, reutilizando e reciclando materiais doados pela comunidade, como pneus, latas de alumínio e caixas de madeira.

Lecionando para alunos do 8º e 9º ano, Sônia conta, “a diretora pediu que fizéssemos alguma atividade pedagógica sobre sustentabilidade. Ao invés de fazermos algo só no papel, resolvemos, eu e meus alunos, irmos mais longe, e criar uma área de lazer para todos do colégio. Um lugar colorido, agradável e aconchegante”.

“Temos o projeto escola sustentável, que visa conscientizar os alunos responsáveis e a comunidade em geral para a preservação da natureza, e isso inclui atividades pedagógicas dentro da estrutura da escola”, comenta Terezinha Machado Bueno, diretora do colégio.

A diretora também ressalta que a colocação da iluminação de led, torneiras com sensores para evitar o desperdício, horta, jardim, compostagem com restos de alimentos e arborização dentro e no entorno do colégio também fazem parte dos projetos sustentáveis priorizados pela equipe de ensino.

Para a inauguração do espaço ambiental, os colaboradores do projeto realizaram uma gincana para reforçar a parte teórica repassada em sala de aula.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Governo e APP-Sindicato dialogam, mas greve segue
Após 10 anos, Proerd é reimplantado em São Mateus do Sul
Colégios Estaduais escolherão diretores