Educação e Cultura

Alunos do curso de Química debatem sobre a criação de uma usina nuclear em uma cidade hipotética

Além de colaborar para o desenvolvimento e debate crítico, a ideia também foi apresentada para os vereadores mirins do Parlamento Jovem, que mostraram seus pontos de vista sobre o projeto. (Foto: Arquivo Pessoal Leandro Ulbrich)

Para acrescentar ainda mais na formação técnica dos alunos, o acadêmico do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória, Leandro Ulbrich Bueno da Silveira, desenvolveu e aplicou sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aos estudantes do curso técnico em Química do Colégio Estadual São Mateus (CESM), que conheceram ainda mais sobre a Química Nuclear.

O objetivo da atividade realizada no TCC era incentivar o pensamento crítico dos alunos, que apontaram os prós e contras da construção de uma usina nuclear em uma cidade hipotética, denominada Uranópolis. “O propósito foi o letramento científico, pois envolvia uma importante temática social em um assunto que é pouco discutido no ensino básico”, ressalta Leandro. Para decidir pela construção ou não da usina nuclear, os estudantes precisaram buscar conhecimentos científicos para sustentarem a argumentação. Eles foram divididos em grupos de secretários municipais, ambientalistas, empresários externos e internos, sociedade civil contra e a favor da usina nuclear.

Cerca de vinte alunos participaram da pesquisa, e se encontravam uma vez por semana para debater sobre a temática. A finalização do projeto aconteceu na quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul, onde os vereadores mirins que estão atuando no Parlamento Jovem ouviram e analisaram as propostas dos grupos e demonstraram seu posicionamento sobre o caso. Foram seis votos contra a criação da usina nuclear e um a favor.

De acordo com a Professora e Doutora Dileize Valeriano da Silva, que orientou o são-mateuense na aplicação do trabalho, a pesquisa objetivava a introdução de conceitos fundamentais na Química através de atividades que promovessem a construção de conhecimento, desenvolvimento de consciência e atitudes críticas para tomadas de decisões frente a problemas que resultem na formação da sociedade.

“Eu fiquei muito contente pois a promoção da cidadania foi conquistada”, afirma Leandro. O acadêmico também agradece a equipe de direção do CESM que abraçou a ideia e colaborou para o desenvolvimento do TCC.

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