Além da visita na sede da Gazeta Informativa, os alunos do Colégio Estadual Orlanda Distéfani Santos tiraram as suas dúvidas sobre a produção do jornal impresso. (Fotos: Gazeta Informativa)

A sede da Gazeta Informativa recebeu uma visita muito especial na última segunda-feira (6). Os alunos do 1º A do ensino médio, do Colégio Estadual Orlanda Distéfani Santos, da Vila Palmeirinha, conheceram a nova estrutura do jornal e entenderam como funciona todo o processo de produção que vai desde a coleta de informações para as notícias e reportagens, à diagramação – processo de montagem do jornal – e envio para a gráfica.

De acordo com a professora Margarete Serpe, que leciona língua portuguesa para os alunos e foi a idealizadora da visita, o conhecimento adquirido fora da sala de aula é fundamental para o desenvolvimento do conteúdo aplicado no Colégio. “Os alunos adoraram a visita. Com certeza eles levarão para sempre a experiência repassada por toda a equipe do jornal”, comenta. A turma está trabalhando redações no estilo documentário, e a visita no jornal servirá como base para colocar em prática a produção de reportagem.

A turma do 1º A do ensino médio, do Colégio Estadual Orlanda Distéfani Santos, da Vila Palmeirinha, conheceram a sede da Gazeta Informativa na última segunda-feira (6).

Para a aluna Sabrina Moraes da Silva, que reside na comunidade da Vargem Grande e estuda no Colégio, as atividades realizadas fora do ambiente escolar garantiram um novo aprendizado para toda a turma. Os alunos tiraram as suas dúvidas e levaram para casa um exemplar do jornal impresso. Segundo Thaís Siqueira Ramos, proprietária e jornalista responsável pela Gazeta Informativa, o jornal está sempre de portas abertas para todas as instituições que desejarem ter uma experiência com o cotidiano do meio de comunicação. “Entrem em contato conosco através do telefone (42) 3532-5424 e 98884-0087, e agendaremos uma visita que será preparada com muito carinho”, convida.

Produção jornalística em sala de aula

No ano de 2018, a Gazeta Informativa lançou o projeto Leitura que Envolve (Leque) que busca transformar as informações em conhecimento, trazendo para perto das instituições e entidades a importância de um jornal local. Pensando em fortalecer esse elo, em 2019, o Leque também estará desenvolvendo a produção jornalística em sala de aula. O novo projeto propõe que os alunos, com o apoio de professores de Língua Portuguesa, produzam uma redação jornalística com o tema escolhido pelo aluno e/ou professor. A ideia é que o aluno conheça os diferentes tipos de textos jornalísticos e busque investigar o que de novo está acontecendo em São Mateus do Sul.

“Em um mundo onde somos bombardeados de informações falsas, o trabalho realizado no projeto Leque fortalece o lado crítico dos alunos e faz com que eles busquem informações verídicas questionando os entrevistados”, destaca Thaís.

A equipe do jornal irá escolher algumas redações para serem publicados no jornal impresso, além de premiar os três primeiros colocados com brindes e assinaturas do jornal. “Entraremos em contato com as instituições do nosso município para trabalharmos juntos no desenvolvimento do projeto”, enfoca a Thaís.

Quer participar da produção com a sua turma? Entre em contato conosco. A Gazeta Informativa está localizada na Rua João Gabriel Martins, 1155, Centro de São Mateus do Sul; Telefone para contato (42) 3532-5424 e 98884-0087; Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18, sábados das 8h às 12h.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Cultura tem aporte de recurso e municípios da região serão beneficiados
Apae de São Mateus do Sul promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
SEMEC promove Semana da Criança à todos os alunos da rede municipal de ensino