Algumas oficinas são abertas ao público. Responsáveis pelas Oficias, da esquerda para direita: Luís Gríttens, Joice Ferreira, Diego José Vaz Popoaski, Elaine Tzechuk e Alex Pietchaki. (Foto: Acervo Grupo)

No ano de 2019 o já conhecido Grupo e Família Resgate Gaúcho completa 5 anos de atuação em São Mateus do Sul, hoje atendendo mais de 120 alunos na faixa etária dos 6 aos 18 anos. Desde o início o principal objetivo do Grupo é ensinar um pouco da riquíssima cultura gaúcha por meio da dança, porém pensando em inovar e firmar a parceria entre alunos já matriculados com pais e professores, surgiu a ideia da criação de oficinas para expandir o conhecimento e o amor pela tradição gauchesca. Com isso o coordenador e professor Diego José Vaz Popoaski, em parceria com quatro alunos já formados no curso, criaram quatro oficinas, em que tais alunos se tornam professores. Permitindo com que os alunos e os pais escolhessem as oficinas que preferirem e que se identificam mais, foi criado as oficinas de:

Oficina de Sapateio – ministrada por Luís Gríttens: com a participação apenas dos peões (alunos matriculados no projeto), o professor Luís tem como objetivo ensinar a base de sapateio, bem como as danças no qual o sapateio é parte obrigatória para a execução.

Oficina de Gaita – ministrada por Alex Pietchaki: aberta a alunos e pais, a oficina ensina os alunos a conhecer e saber tocar o mais belo instrumento: a gaita. A única exigência é que cada aluno tenha seu próprio instrumento.

Oficina Prenda Artesã – ministrada por Elaine Tzechuk: nesta oficina aberta a alunos e pais, a professora cria aulas das mais criativas para ensinar técnicas de colagem, corte, costura, bordado, ensinando a fazer lindo objetos.

Oficina Penteado de Prenda – ministrada por Joice Ferreira: oficina na qual as alunas aprendem a fazer os mais variados penteados e técnicas de cabelo, que podem ser usadas em apresentações artísticas e até mesmo nas aulas.

As aulas são acompanhadas pelo coordenador e professor geral do projeto, sendo que os professores de oficina devem criar planos de aula, bem como relatórios pra descrever resultados e objetivos alcançados com suas oficinas. Para participar das oficinas o aluno precisa estar matriculado no Resgate Gaúcho, interessados entrar em contato com o professor Diego José Vaz Popoaski no telefone (42) 98809-4718 ou na página no Facebook.com/resgategaucho.

Divulgação Resgate Gaúcho

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Mostra Cultural traz discussão de gênero e diversidade no Adolescentro
Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos acontece durante o mês de setembro em São Mateus do Sul
Feira do Livro acontece do dia 4 a 7 de junho no Salão Nobre do CEDUC

Deixe seu comentário

*