A ação foi em prol a Luana Aparecida Vidal Ferreira, aluna da instituição. (Acervo: Colégio Paulo Stencel)

Aconteceu na última terça-feira (8), no Colégio Estadual Paulo Stencel, a primeira edição do Projeto Escola Solidária, que ajudou a jovem Luana Aparecida Vidal Ferreira, de 13 anos, diagnosticada com hepatite autoimune e cirrose crônica. A ação arrecadou cerca de R$ 2,7 mil que colaborará no tratamento de saúde e a realização de exames.

“Fiquei muito orgulhosa de ver tamanha dedicação de toda nossa equipe de professore e alunos. Por ser uma escola pequena achei que não teria tanta gente, mas a comunidade é maravilhosa e participou junto”, afirma Sônia Aurora Sebben de Pauli, diretora da instituição, grata por toda a colaboração recebida. “O nosso coração fica mais sensível quando fazemos o bem”, expressa.

A criatividade tomou conta durante a preparação dos produtos disponíveis para a venda. Luana é aluna da instituição mas por conta do diagnóstico, realiza suas aulas em casa com a colaboração de professores que vão até sua residência aplicar o conteúdo proposto em sala de aula. A mãe de Luana explica que por conta das plaquetas baixas e a forte anemia, a jovem se sente fraca boa parte do tempo. “Não tenho palavras para descrever o que eu sinto vendo toda essa mobilização pela minha filha”, afirma Luciana Vidal.

O tratamento de Luana é realizado no Hospital Angelina Caron. Médicos da área Gastro, Otorrino e Oftalmo acompanham todo o tratamento da jovem. “Os médicos vão tentar medicá-la até os 16 anos. Caso não tenha efeito, ela terá que entrar na fila para transplante”, explica a mãe. O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre parte dos exames e medicamentos utilizados pela jovem, mas em casos de urgência, ela precisa realizar os procedimentos com urgência.

Para se distrair, Luana realiza a pintura em panos de prato e crochês para a venda. Quem deseja colaborar com a jovem e conhecer de perto sua história, entre em contato com Luciana no telefone (42) 98841-6474.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
IV Exposição Tecnológica do Colégio Sema abre evento de encerramento do Mês do Empreendedor
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituições de São Mateus do Sul fazem bonito quanto a conscientização do público foco
Biblioteca municipal retoma atividades