
Aconteceu na última terça-feira (8), no Colégio Estadual Paulo Stencel, a primeira edição do Projeto Escola Solidária, que ajudou a jovem Luana Aparecida Vidal Ferreira, de 13 anos, diagnosticada com hepatite autoimune e cirrose crônica. A ação arrecadou cerca de R$ 2,7 mil que colaborará no tratamento de saúde e a realização de exames.
“Fiquei muito orgulhosa de ver tamanha dedicação de toda nossa equipe de professore e alunos. Por ser uma escola pequena achei que não teria tanta gente, mas a comunidade é maravilhosa e participou junto”, afirma Sônia Aurora Sebben de Pauli, diretora da instituição, grata por toda a colaboração recebida. “O nosso coração fica mais sensível quando fazemos o bem”, expressa.
A criatividade tomou conta durante a preparação dos produtos disponíveis para a venda. Luana é aluna da instituição mas por conta do diagnóstico, realiza suas aulas em casa com a colaboração de professores que vão até sua residência aplicar o conteúdo proposto em sala de aula. A mãe de Luana explica que por conta das plaquetas baixas e a forte anemia, a jovem se sente fraca boa parte do tempo. “Não tenho palavras para descrever o que eu sinto vendo toda essa mobilização pela minha filha”, afirma Luciana Vidal.


O tratamento de Luana é realizado no Hospital Angelina Caron. Médicos da área Gastro, Otorrino e Oftalmo acompanham todo o tratamento da jovem. “Os médicos vão tentar medicá-la até os 16 anos. Caso não tenha efeito, ela terá que entrar na fila para transplante”, explica a mãe. O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre parte dos exames e medicamentos utilizados pela jovem, mas em casos de urgência, ela precisa realizar os procedimentos com urgência.
Para se distrair, Luana realiza a pintura em panos de prato e crochês para a venda. Quem deseja colaborar com a jovem e conhecer de perto sua história, entre em contato com Luciana no telefone (42) 98841-6474.
- Os desafios de amar o próprio corpo - 9 de março de 2020
- É desvendada a lenda dos túmulos que se uniram no cemitério de São João do Triunfo - 7 de março de 2020
- Jovem são-mateuense de 18 anos publica livro independente de poesia - 6 de março de 2020
Comentários