Geral

Amantes da Leitura: grupo no WhatsApp é criado para reunir pessoas que amam ler

Silvana Maria Bernardi - Criadora do Grupo

Silvana Maria Bernardi – Criadora do Grupo

Pra quem não sabe, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS (conhecido como torpedo). Conforme informações de Jan Koum, CEO e cofundador do aplicativo, o WhatsApp já atingiu a impressionante marca de 800 milhões de usuários ativos por mês. Se continuar nesse ritmo de crescimento, pode atingir 1 bilhão até o fim deste ano.

Além das mensagens básicas, os usuários do WhatsApp podem criar grupos, enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio. Enfim, o aplicativo é um software para smartphones, utilizado para troca de mensagens de texto instantaneamente, além de vídeos, fotos e áudios através de uma conexão à internet.

Os grupos do Whatsapp são um dos motivos pelos quais o aplicativo se tornou tão popular no Brasil. Entre os usuários, todo mundo tem um grupo de amigos ou parentes que faz o celular tocar o dia inteiro. Mas você também pode usar os grupos para conhecer pessoas novas em torno de qualquer tipo de tema.

Amantes da Leitura
A moradora de São Mateus do Sul, Silvana Maria Bernardi, que é apaixonada por leitura, criou um grupo no aplicativo, dia 23 de janeiro de 2015, que chama-se: Amantes da Leitura. Atualmente o grupo conta com quase 100 participantes (número máximo que o aplicativo permite), de todas as idades e de várias cidades, como Curitiba, Irati, Lapa, Araucária, Canoinhas e Joinville.

Conforme Silvana, o principal objetivo do grupo é resgatar o hábito pela leitura. “Motivar principalmente as crianças e os jovens. Hoje, o mundo está girando em torno das tecnologias, e vem se perdendo o encanto em se abrir um bom livro e viajar em suas páginas, lembrando-se que isso ajudará em todas as sequências da vida de qualquer pessoa: na fala, na escrita, a libertar os pensamentos, as opiniões e do conhecimento”, diz.

Silvana destaca que o grupo iniciou como uma brincadeira, mas vem tomando grandes proporções. “No grupo discutimos e opinamos sobre obras literárias, autores, postamos citações e imagens inspiradoras à leitura, curiosidades literárias, lançamentos de livros e filmes baseados em livros, fazemos brincadeiras constantemente para que haja interação entre os participantes, o que vem criando boas amizades”, conta.

Além de tudo isso, é realizado amigos secretos, sorteios motivadores em datas especiais e brindes para formação de frases criativas (pelo facebook). “Atualmente estamos no meio de uma brincadeira que chamamos de Projeto Troca de Amor, onde é sorteado um livro entre os participantes e quem ganhar doa o próximo livro para ser sorteado, saindo fora das rodadas, para dar oportunidade para os demais. Já estamos no oitavo sorteio e tudo é postado no facebook, com intuito de divulgar o grupo e principalmente para chamar a atenção de outros amantes da leitura”, relata.

Entre os membros do grupo, também é realizado empréstimos de livros, mas com a responsabilidade da devolução e dos devidos cuidados com o mesmo. Silvana revela que têm muitos planos para o grupo. “Pretendo fazer adesivos com slogan do grupo, camisetas, xícaras, caixas de livros, marcadores de página, presentes de aniversários e até, porque não, encontros, palestras culturais, eventos em praças e ativar a ‘Geladeira’, esquecida hoje embaixo da escada do colégio das Irmãs, mas claro, para tudo gera custos. Mas aí, espero contar com patrocinadores e a boa vontade dos membros do grupo”, diz.

A opinião dos membros

O jornal Gazeta Informativa entrevistou alguns membros do grupo Amantes da Leitura para saber o que eles estão achando da iniciativa da Silvana ter criado o grupo.

De acordo com o são-mateuenses, Gerente de Negócios do Sicredi, em Canoinhas(SC), Nilson de Assis Niz, 43 anos, o grupo é interessante porque através dele é possível ter contato com pessoas de vários lugares instantaneamente, pois no dia a dia é difícil isso. “Para mim, o grupo vem agregando mais conhecimento e informação, pois sempre tem alguém dando dica de livros ou até mesmo outros tipos de leitura. Eu Leio livros, jornais, revistas e textos publicados na Internet porque temos que sempre estar informados”, diz.

Nilson comenta que o WhatsApp tem a vantagem de aproximar mais as pessoas. “Eu participo de outros grupos por exemplo grupo da família, do trabalho, porque geralmente o pessoal está on-line e dessa forma é mais rápida a comunicação e troca de informações e ideias”, completa.

Para Nilson, ler sempre é bom. “Faz bem… te leva a pensar, imaginar e até mesmo viver uma fantasia que está ali nas páginas de um livro. Minha formação é Professor, lecionei por dois anos e tinha que ler com frequência para poder preparar as aulas e passar o conteúdo com qualidade e somente através da leitura você adquiri isso. Leio livros Espiritas que é minha doutrina, pois aprendi com meus pais a gostar de ler, leio outros temas também relacionados ao trabalho, vida, gestão, gibis da Turma da Mônica também”, finaliza.

A são-mateuense, Naturoterapeuta, Vivian Oliveira de Lima Zanella, 40, conta que ficou sabendo do grupo, através da Silvana, devido a uma foto que publicou no facebook de sua filha de apenas oito anos lendo, e dizendo que ela amava ler. “A Silvana me chamou e perguntou de onde vinha o interesse da minha filha pela leitura, então contei que meus pais sempre leram muito, e me incentivaram a ler também, e eu desde que a Amanda era bebê lia para ela, depois com o tempo passamos a ler livros infantis juntas e ela tomou gosto pela leitura. Daí a Silvana me perguntou se eu gostaria de participar do grupo, aceitei e ela me adicionou”, conta.

Para Vivian, o grupo Amantes da Leitura é uma excelente iniciativa no incentivo da leitura. “Porque se cada pessoa que fizer parte do grupo incentivar ao menos uma pessoa a ler e a mesma incentivar outra, se torna uma corrente e mais e mais pessoas vão adquirindo este hábito importante para o desenvolvimento social e intelectual. O grupo além de troca de sugestões de livros, curiosidades, ele aumentou o meu círculo de amizades e resgatou amizades que há muito tempo eu não tinha mais contato”, enfatiza.

Vivian afirma que ama leitura. “Com a leitura esquecemos os problemas em nossas vidas, entramos em um mundo diferente e de lá não queremos mais sair. Os livros tem histórias lindas, cheias de aventura, romance, ação, relatos, e eu imagino o que se está passando… é o portal da imaginação. E a cada livro você fica sabendo uma nova história, um novo mundo, uma nova fantasia e você passa a pertencer a essa história”, finaliza.

O professor de música de São Mateus do Sul, Rosnei Fagundes, mais conhecido como Nei, 37 anos, confessa que divide seu tempo entre a música, leitura, whatsapp e internet. “Eu visualizo o grupo Amantes da Leitura várias vezes ao dia. Acho a ideia do grupo sensacional, porque reúne pessoas interessadas e focadas no mesmo assunto. Estar fazendo parte, estar em contatos com essas pessoas, trocando ideias, isto tem um significado muito grande, uma vez que conversar sobre livros e literatura não é um assunto muito comum como deveria ser. Estar fazendo parte desse grupo só tenho a ganhar, através dele obtenho mais conhecimentos e informações”, diz.

Nei confessa que este grupo no WhatsApp é bastante diferente dos outros grupos que já viu. “Estou muito contente em fazer parte de um grupo de pessoas interessadas em cultura e literatura de qualidade. Saúdo a Silvana pela brilhante iniciativa e dedicação que ela tem com o grupo e desejo que esse grupo alcance seus objetivos e se fortaleça cada vez mais”, conclui.

Curta no Facebook a página do grupo Amantes da Leitura, clicando aqui.

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Reajuste na conta de água é suspenso por 115 dias por agência reguladora
Banco Central anuncia que lançará cédula de R$ 200 com imagem de lobo-guará
Padre Silvano Surmacz é empossado novo pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus