Arquitetura, Urbanismo e Design

Ambientes Residenciais – Cozinha Americana

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

O tema desta coluna se refere as cozinhas americanas. Mas afinal o que é uma cozinha americana?

Cozinha americana é um modelo de cozinha mais aberta, que se conecta, por exemplo, com a sala de jantar e/ou estar. Esse tipo de cozinha cria uma sensação de amplitude, pois geralmente não existe divisões entre os ambientes, diferente da cozinha conhecida como tradicional, posicionada em um ambiente mais reservado.

A cozinha americana tem como característica a praticidade. Pessoas que gostam de cozinhar e receber convidados, tem a vantagem de colocar seus dotes culinários e ao mesmo tempo interagir com as pessoas da sala, com esse modelo de cozinha. Outras vantagens são a mobilidade, questões de iluminação e ventilação, além de se encaixar bem em pequenos e grandes espaços. Basta um bom projeto para se ter uma excelente cozinha.

Obviamente precisamos tomar vários cuidados no momento de criar ou transformar nossa cozinha tradicional em uma cozinha americana. Para quem já possuí sua cozinha e quer transformá-la em americana, alguns cuidados devem ser levados em consideração, como, a contratação de um profissional qualificado para analisar as questões estruturais da residência (pois geralmente precisará ocorrer a demolição de alguma parede) e para aproveitar ao máximo e de maneira correta o uso do espaço

Por ser uma cozinha mais “aberta”, de fácil acesso, tomar cuidado com as portas e gavetas é crucial para quem possuí criança em casa, afinal, muitos utensílios são guardados em partes baixas do móvel, facilitando o acesso de crianças pequenas. Considerando ainda o fato de a cozinha americana se interagir com outros ambientes, o uso do fogão gera odores que são solucionados com a instalação de uma coifa e não de um depurador, para que o odor não se espalhe para a sala, pois essa, retira a fumaça através da exaustão para o meio externo já o depurador apenas filtra o ar, o que não é eficiente.

Outro cuidado é prestar atenção no balcão, ou ilhas, que podem ou não receber cadeiras ou banquetas. Para residências ou apartamentos menores a falta de planejamento nesse item pode comprometer diretamente o espaço de circulação, dificultando seu uso.

As cozinhas americanas são modernas e visualmente bonitas, mas não é qualquer cozinha que pode se transformar nesse modelo. Por isso é sempre recomendado consultar um profissional e elaborar um projeto de interiores, o que resultará em um ganho e melhor aproveitamento de espaços, móveis adequados e decoração atraente, tudo isso agregando uma maior valorização para seu imóvel, pois falta de planejamento e projeto podem resultar em uma possível desvalorização.

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Piscinas – Dicas para escolha e implantação
Revestimento de painéis compostos de alumínio – ACM
A importância da Arquitetura Corporativa